segunda-feira, março 22, 2010

Julgamento

Pela lei brasileira todo o suspeito tem direito a defesa. No entanto, na atualidade a questão da defesa fica um pouco dificultada, assim como o sigilo e a preservação da própria investigação. Não é que eu queira que as coisas sejam noticiadas de forma tão lenta assim, não. O que penso é que a informação deve ser tratada de forma séria. Nem o jornalista, nem os investigadores podem ter algo concreto sem analisar com calma provas e indícios. Duas situações me deixam pensativa, a primeira, como não poderia deixar de ser é o Julgamento do casal Nardoni. Ok, para mim não existe, naquele espaço de tempo, possibilidade de uma terceira pessoa no apartamento. Só, que, eles já estão chegando no julgamento condenados pela opinião pública. Não sei se está certo ou errado, se são culpados ou inocentes, como diria Sócrates "só sei, que nada sei".
Outro caso que me intriga muito é a condenação do Santo Daime e da seita Céu de Maria e da "absolvição" do jovem que matou o cartunista Glauco e seu filho Raoni. Culpar o chá pelo distúrbio psíquico do rapaz é muito fácil. Concordo que exista estudos sérios de médicos que comprovam o desencadeamento do problema, no entanto, também, de acordo com psiquiatras, não é a droga que faz a personalidade do usuário, na verdade ela só revela o que o cidadão traz por dentro.
São duas situações semelhantes que causaram a morte de pessoas, ao que sabemos inocentes. Em uma os suspeitos já estão condenados, na segunda estão tentando comover com os possíveis problemas mentais do homicida.

4 comentários:

  1. Sei lá, Danieli, minha memória pode ser curta ou ser falta de atenção, mas minha impressão é que a Globo entrou forte com o pré-julgamento depois do caso dos Nardoni, colhendo depoimentos e provas antes mesmo do poder público e a polícia. E os outros canais entraram na onda. Tbm acho q há influência nessa ação da imprensa antes de tudo de fato acontecer com as famosas suposições e o famoso teria, faria, mataria, confessaria... Assim, a imprensa se livra da culpa. Mas creio q seja um comportamento que não tenha mais volta com essa pressa da informação.
    bj!

    ResponderExcluir
  2. FOI ASSIM MESMO. mAS É UMA PENA, NÃO QUE EU ACHE QUE ELES SEJAM INOCENTES, POIS SÓ O FATO DE DEIXAR A CRIANÇA SOZINHA JÁ É UM CRIME, MAS... NÃO DÁ PRA DEIXAR A DECISÃO SER TOMADA SEM ANALISAR TUDO.
    OBRIGADA PELO COMENTÁRIO

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. São crimes que ocorrem na classe média alta, em condomínios chics, que dão "ibope" (ainda existe?). Os crimes - até piores - ocorridos na classe média baixa, tipo D, E, F..., não dão nem chamadinha de rodapé... Agora, vá um rico bêbado meter a mão na cara da mulher no "club"... no outro dia tá na tv.

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!