segunda-feira, outubro 11, 2010

Analfabetismo vira polêmica, mas ninguém dá uma solução

Num país de muitos milhões de analfabetos, inclusive muitos considerados analfabetos funcionais (aqueles que sabem ler e escrever, mas não entendem e não conseguem interpretar) é polêmica eleger um deputado federal que não saiba ler e escrever. Sim, o mínimo que se espera de um legislador é que o dito cujo saiba, pelo menos, "acolherar" as letrinhas compreendendo a proposta dos colegas de Câmara. É óbvio que a questão em torno da eleição de Tiririca vai muito além do fato do comediante não saber ler.
Discordo  do voto de protesto porque acho muito importante colocar como nossos representantes pessoas que tenham comprometimento e demonstrem capacidade de redigir leis que beneficiem o povo. No entanto, considero muito mais importante que o eleito tenha bom caráter, seja honesto e trabalhador. Se ele não souber redigir uma lei ou não conseguir entendê-la pode pedir auxilio para alguém. O problema é ele entender tudo isto e usar de má fé.
Neste comparativo o palhaço Tiririca está muito a frente da maioria dos eleitos para o mesmo cargo. Mesmo que ele seja analfabeto, saí na frente tendo a ficha limpa, pois que se saiba não há contra o comediante nenhum processo crime, nem denúncias de calotes, processos trabalhistas etc. Já não se pode dizer o mesmo dos políticos profissionais que se consideraram ofendidos por ter que dividir o "picadeiro" com ele.
Acho que os deputados federais deveriam ficar ofendidos sim. Deveriam ficar tão ofendidos a ponto de renunciar seus mandatos agora, já, antes de serem empossados (alguns pela segunda ou terceira vez). Na minha opinião eles deveriam ficar envergonhados e saírem da vida pública, afinal a eleição de Tiririca demonstra claramente que o povo cansou. Cansou de ser feito de PALHAÇO por gente tão bem "educada", tão bem nascida, com tão bom nome, com grana.
A atitude dos nossos representantes contra Tiririca demonstra como eles nos vêem. Para eles somos menos, não temos o direito de estar aonde eles estão. Quando eles precisarem, bem, aí sim podemos ir até eles, ou melhor, os próprios vem até nós, nos abraçam, fazem promessas, dão tapinhas nas costas, depois disso voltam para seus "palácios" fecham as portas e nos deixam do lado de fora, como se fôssemos nós que precisassemos deles.
Tiririca foi o deputado federal mais votado. Porque não impugnaram a candidatura dele se não havia toda esta desconfiança? Porque no rastro dele, na sobra de seus votos, vieram outros. Deveriam se indignar e agir de forma real para a erradicação do analfabetismo ao invés de ficarem protestando e falando e falando... Mas é óbvio que não há interesse de erradicar este mal. Pois desta forma, o quadro político não teria sido de um palhaço analfabeto eleito, mas sim de uma limpeza total e uma corja de politiqueiros que teria sido expulsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!