segunda-feira, outubro 27, 2008

Greve dos professores estaduais

Acredito que a base da mudança para o nosso país está na educação. É triste saber que não são muitos os políticos, seja lá de qual esfera de poder, que apostam suas fichas nesta idéia. Alguns chegam ao disparate de, no mesmo ano em que reajustam seus próprios salários, dizer que o aumento no piso salarial dos professores iria defasar a economia estadual. É "dona Yedinha", como tem sido chamada a bocas pequenas, não aceita nenhum tipo de proposta da classe. Aliás, estas negociações vêm sendo feitas desce o início do ano. Da parte do governo não é feita nenhuma prosposta que preste.
Como diria Cristovão Buarque, " o Brasil só será um país sério quando levar a sério a educação".
Apóio a greve dos professores. Acho que uma classe que rala tanto para se formar e corre os riscos a que está sujeito atualmente, sendo agredido em salas de aula, merece respeito.

Monteiro Lobato se ferrou!!!!!!

Eu bem que gostava do "sítio do pica-pau amarelo", minha personagem preferida era a Cuca, que sempre se dava mal e era meio marginalizada. Também sempre gostei do Saci. Acreditei, até algum tempo atrás, que o Monteiro Lobato era um cara legal, que escrevia coisas super interessantes para as crianças, um mundo maravilhoso no sítio da vovó, onde aventuras maravilhosas aconteciam. Sim, ele escreveu coisas ótimas para as crianças. E eu acreditei nisso tudo até a minha professora e orientadora ter nos dado um texto dele para trabalhar em aula.
Fiquei chocada e decepcionada com um Monteiro Lobato assumidamente racista.
Ontem o Martinho da Vila falou sobre isso no Domingo Espetacular, ele estava falando sobre a eleição do Barack Hussein Obama Junior. Mas o melhor foi ele ter dito que quando anunciaram que o Obama era o vencedor das eleições nos Estados Unidos ele, pensando no Monteiro Lobato, disse: "_ Se ferrôôôô!!!!"

Como é ruim a programação da televisão

O Ratinho sempre dizia que assistir ao programa dele era que "nem mortadela, todo mundo come, mas ninguém admite". Ele dizia isso porque todo o assunto que havia sido apresentado em seu programa vinha com o mesmo começo: "eu tava trocando de canal e aí vi no Ratinho..." Confesso que muitas vezes fui ver o que se passava por lá, qual era a baixaria da hora, estas coisas. Não porque estava trocando de canal, porque eu não utilizo as setinhos pra ficar zapeando pelo canais, vou direto nos números e clico no que quero. Faz tempo que o Ratinho anda sumido. Sobraram muitos programas de péssima qualidade, imitando as polêmicas, ridicularizando as pessoas e endeusando mulheres com atributos exuberantes. Eu sei, eu sei, desliga a televisão e vai ler um livro. Faço isso, assisto pouca tevê ultimamente, e quando assisto dou preferência a programas com algum fundamento, isto quer dizer: não assisto os telejornais da globo, também não vejo a novela das oito, e eu gosto bastante de novelas; o fantástico devia mudar o nome para ridículo, pois não dá uma reportagem que preste e quando o tema é interessante o tempo é tão limitado que sempre fico com a impressão de que faltou alguma coisa. Nas outras redes dou preferência aos jornais da band, do sbt e da record. Os programas sobre atualidades têm sido interessantes, com uma visão diferente do habitual, mas as telenovelas continuam fraquinhas.
Mas me recuso terminantemente a olhar por cinco minutos sequer os programas da rede tv. É impossível assitir aquele tal de super pop. E até o programa da Olga Bongiovani, de quem eu gostava tanto, é uma droga.
Falando nisso, havia tantos programas bons de culinária e artesanato; agora os programas se resumiram a besteiros, concursos de beleza e abobrinhas osbre as celebridades. Sim, eu tenho um lado mulhérzinha bem controlado, mas ele existe; e justamente por ser mulhérzinha é exigente. Na rede record, que estava "dando de relho" nas outras no quesito programas de variedades, perdeu completamente o sentido, com dois chefs de cozinha maravilhosos como o Edu Guedes e o Olivie, ficam repetindo o programa da Eliana, mostrando pegadinhas e concursosde beleza. Por favor, pra que desperdiçar os talentos que tem!
O programa da Ana Maria Braga é uma boa bosta. Depois que ela saiu do note e anote nunca mais prestou.
Enfim... toda esta conversa é pra dizer o quão chocada eu fiquei outro dia quando propositalmente fui bisbilhotar o superpop. Na verdade fiquei perplexa, primeiro por ver o Sergio Malandro cantando, desde que ele apareceu como palhaço sem graça que é, lembro de apenas um sucesso, aquele "conheci um capeta em forma de guri". Mas hoje em dia qualquer um grava cd, canta e faz show, e o pior, faz sucesso. Estava ele no palco da Luciana Gimenez cantando a "dança do jumento", com uma loirosa de microminisaia e um jumento. A Luciana fazia uma péssima expressão de "meu Deus como podem cantar isso!". E eu troquei de canal ligeirinho, vai que isto pega.

Deu Obama nos "esteites"

Não vou dizer que fiquei feliz com o resultado das eleições americanas, porque na verdade, não sou do tipo que vivo com o olho lá. Mas sei sim a importância deste fato para o mundo sim. Sou crítica, não gosto muito de americanos, principalmente em questões que envolvam dinheiro e guerras. No entanto, a eleição de um negro como presidente é um grande fato histórico sim. E, admiro o fato de Barack Obama não ter utilizado a diferença da cor da sua pele como mote de campanha, muitos não deixariam esta chance passar, o que, pra mim, demonstra o tão repreendido preconceito.
Só que os americanos são tradicionais, e uma mudança como esta não poderia vir com outras tantas mudanças polêmicas a reboque, como o casamento gay ou a liberação do uso da maconha para tratamento medicinal. Parece que alguns preconceitos são mais enraizado do que outros.

Esqueci

Esqueci de dizer no post anterior que, além da preocupação em relação em que tipo de homem os americanos colocarão como presidente, tenho um dúvida muito grande em relação a democracia americana. Sim, porque não é possível que se impessa centenas de eleitores de votar, como aconteceu na reeleição de Bush. E prova disso é que algumas máquinas de votação estavam invertendo os votos, ao clicar no candidato o voto automaticamente ia para o adversário. Agora é esperar que les contem os votos.
Na última notícia que vi ontem a noite, lá pelas duas da manhã Obama estava com 207 delegados, contra 135 de McCain. O que dá medo é saber que sempre tem recontagem de votos e foi nessa que o Al Gore dançou.
Vamos esperar!

Obama e McCain

O que me preocupa nas eleições americanas é a possibilidade de que eles coloquem na Casa Branca um outro Busch. Eu não entendo nada de economia e tampouco sei quem são os candidatos a presidência lá da terra do Tio Sam. Mas como disse, o que me deixa em pânico é que eles elejam novamente um celerado, que só quer fazer guerras.
O mais legal de tudo é que saberemos tudo sobre a eleição, pois todos os telejornais brasileiros enviaram repórteres para fazer a cobertura do dia que poderá entrar pra história, caso as pesquisas se confirmem e Barak Obama seja eleito. Nesta hipótese ele será o primeiro negro que assumirá a presidência dos Estados Unidos. Aliás, já não era sem tempo, pois eles são "tãão desenvolvidos"! Na ficção já existiram presidentes negros, pelo menos na série 24 horas e o Jack teve que salvar ele várias vezes, primeiro como senador, depois como presidente por aí vai. Sabe como é, todo mundo quer tomar conta do mundo, até os extraterrestres, só esqueceram de dizer aos americanos que o mundo vai além da terrinha deles.

Maradona

Então o Maradona, Dom Diego ou Dieguito, como o chamam os fãs, agora é o técnico da seleção Argentina. Reconheço que ele teve um passado de glórias no futebol, intercalado por momentos de muita controvérsia e problemas de drogadição e violência. Penso em como será sua atuação na seleção tendo sido ele um jogador tão polêmico? Aliás, ele já começou causando uma ao falar do estilo do atual técnico da nossa equipe de futebol. Destaco que como jogador o Dunga era muito melhor, um ótimo capitão e um zagueiro de primeira. Mas não se pode deixar de dizer que contra os hermanos, tanto argentinos quanto uruguais, os atletas de outras seleções devem sim utilizar a força junto com o drible, afinal eles batem muito mais.

É proibido fazer greve

O governo do estado do Rio Grande do Sul, na pessoa da governadora Yeda Crusius (PSDB) assinou um decretoque pune greve dos servidores públicos estaduais com o corte dos salários. Uma medida bem com a cara da governadora, que demonstra sem extremamente autoritária. A ironia da atitude tomada por Yeda é de ter assinado o decreto no dia do funcionário público, 28 de outubro.
Depois de ter recebido professores com o braço forte e a truculência da Brigada Militar em manifestações em frente ao Palácio Piratini e na Marcha dos Sem, no desacordo em relação aos reajustes saláriais dos trabalhadores estaduais, agora a atitude de cortar os salários em caso de greve.
Realmente dona Yeda este é um jeito bem novinho de governar. Parece muito com aquelas atitudes tomadas durante a ditadura militar, que era um período em que ninguém podia discordar do governo e o que o ditador dizia era lei. alguém devia dizer a governadora que este tempo já passou e que se ela realmente queria que seu governo fosse diferente a Secretaria de Transparência deveria ter sido a primeira a funcionar bem. Também deviam ter dito a ela que aplicação de dinheiro público em coisas particulares, como no caso da LIC, é crime de corrupção. Que liberar veículos que não tem a menor condição de ficar parado na rua para circular e transportar passageiros é crime. Que utilizar dinheiro das sobras de campanha para comprar bens particulares é enriquecimento ilícito e também é crime.
E depois de tudo isto, devemos lembrá-la que campanha eleitoral também consiste em propaganda, é a propaganda eleitoral. Mas o mais importante é que propaganda enganosa também é crime.

Deu situação

Não sei e quero falar sobre as eleições municipais. Fiquei chocada com o comportamento de Marta Suplicy, em relação a solteirice de Kassab, absurdo isto. Decepcionei-me barbaramente com a união de Manoela D'ávila do PCdoB com o PSDB em Porto Alegre e fiquei feliz de ela não ter ido para o segundo turno. E fiquei muito triste com as uniões espúrias em Pelotas, falando por alto das maiores decepções pra mim.
Por aqui a população preferiu manter o prefeito Fetter Junior. Não era a minha opção. É claro, que quem me conhece sabe que minha tendência é pra esquerda. Mas também não estava muito contente com o candidato Marroni. Eu respeitava a política do Partido Verde, até que a ele se filiou o Cururu e, pra completar minha desilusão, no segundo turno apoiou o candidato do PP, Fetter Junior.
Todas estas alianças espúrias, baseadas em barganhas de cargos me deixam com nojo dessa política que se apresenta atualmente. Mas devemos ter consciência de que não é ela a impura, mas os homens que dela fazem parte.
È realmente uma pena não termos homens fiéis aos seus ideiais. Por isso vamos sempre votando naqueles menos piores.

quarta-feira, outubro 15, 2008

Política promíscua

Muita gente diz que não gosta de política. Eu, ao contrário destas pessoas, gosto, tanto que chego a estudar fatos da história e é justamente observando estes fatos que percebo que realmente a política perdeu sua essência. Sim, sempre aconteceram fatos desagradáveis em relação aos homens públicos, corrupção, negociatas, conchavos. Mas a coisa era muita mais definida. Quando o Ivan Duarte diz: "pela esquerda companheiros, coerência, coerência, coerência" está demonstrando verbalmente o que estou lhes dizendo. Não há mais direita e esquerda. Os partidos políticos rigorosamente esquerdistas e extremistas em sua ideologia, hoje não passam de meros negociadores de cargos de "puder".
Façamos uma breve observação: PMDB, antigo Movimento Democrático Brasileiro, lutou contra a ditadura militar, encabeçou a luta pelas diretas, anistia e assembléia nacional constituinte. Era a única oposição legalmente reconhecida pelos milicos que o país teve durante 20 anos de regime ditatorial. Após a reforma partidária acrescentou o Pê de Partido ao antigo nome e parece que com isto perdeu sua característica de oposição. Recebeu como membro o senhor José Sarney, que veio a ser o primeiro presidente civil pela impossibilidade do candidato a presidente, Tancredo Neves que morreu antes de assumir o cargo. O detalhe é que Sarney era presidente da Arena, partido que apoiava aertamente a ditadura. Até hoje este senhor faz parte das esferas do "puder", não se houve negociação de partidos sem ouvir seu nome ou a citação do seu partido.
ARENA (Aliança Nacional Renovadora), esta declarou seu apoio ao regime de exceção. Seus políticos eram membros das altas rodas do poder desde o regime militar. Mas o PMDB também, mesmo antes do golpe Tancredo Neves já freqüentava a residências dos presidentes, tanto que agiu ativamente durante o governo do também ditador Getúlio Vargas. Observando ambos no período de 20 anos em que durou a ditadura militar eles parecem bem distantes, mas... sua essência é praticamente a mesma quando se disseca. Depois da reforma partidaária virou PDS, daí o Tancredo que era do MDB filiou-se a ele.
PC do B e PCB - ambos ilegais segundo o regime ditatorial. Ou melhor, segundo todos os regimes ditatoriais. A ameaça comunista ia muito além da velha história de "comer criancinhas", suas ações encantavam jovens que buscava um mundo melhor. E a possibilidade de retirar o poder dos velhos aristocratas jamais poderia vir a acontecer, pois, defendiam os políticos tradicionais, o mundo viraria um caos vermelho. Mesmo postos na ilegalidade os comunistas e socialistas não desestiram de lutar, defenderam o país do golpe que se instalou em 1964. Alguns membros dos partidos comunistas lutaram com as mesmas armas, algumas literalmente, dos milicos. A guerrilha armada não foi um ataque, foi sim uma defesa.
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, fundado pelo ex-presidente Getúlio Vargas também foi "encerrado" durante a ditadura, sendo reativado por Ivete Vargas, logo após a instalação do multipartidarismo. O PTB foi alvo de disputa entre Ivete e Brizola, ambos herdeiros da política getulista, mas a sigla ficou com ela obrigando Leonel Brizola a fundar um novo partido com seus correligionários, surge então o PDT - Partido Democrático Trabalhista.
Nasce também neste período o PT - Partido dos Trabalhadores, fundado por sindicalistas do ABC paulista, entre eles o atual presidente Luis Inácio da Silva. Na época os jornais colocavam o nome do presidente do sindicato dos metalúrgicos seguidos de; o Lula.
Com este breve e curtíssimo histórico, pois faltam muitos partidos como o PFL de ACM, entre outros, observamos que a maioria dos partidos surgidos após o regime militar eram de oposição. Obviamente bem demarcadas as características e as ideologias de cada um. Agora observe os homens que fazem parte do governo Lula, pense em seus nomes, em que lugar estavam durante a ditadura militar, e quais são os seus partidos. Todos os partidos vendem seus apoios por cargos. E mesmo assim tem cara de pau suficiente para atacar o outro durante as campanhas eleitorais.
Aqui em Pelotas, enquanto o PT de Marroni, coligado com o PSB, PC do B, tem o apoio de Anselmo Rodrigues do PDT, mas parte do partido apoia o candidato Fetter Júnior, do PP, coligado com o PTB e o PPS. O atual prefeito e candidato também recebeu o apoio do PV, do PSDB, PMDB, sendo este coligado com o PT no governo federal.
É uma promiscuidade tão grande, que causa confusão nos mais atentos.
Então eu pergunto cadê a essência destes partidos? Como é que o Partido Verde, do Fernando Gabeira ex-preso político, exilado pode apoiar um candidato do PP, ex-PDS, ex-arena que apoiava o regime militar? Não faz sentido nenhum. A política é feita de homens e sabemos que muitos dos eleitores vota na pessoa e não no partido, mas uma agremiação política deveria, pelo menos, ser fiel a sua ideologia, se é que alguma, além do PSol, ainda tem.
É por estas e outras que eu realmente ainda estou pensando se vou votar em branco ou se vou dar meu voto a algum destes candidatos. Tá certo que nenhum deles deve se negar a receber apoio. Mas sejamos francos, se ideais tão distantes se juntam numa mesma campanha depois de se digladiar escancaradamente no primeiro turno não é por afinidade de opiniões ou pelo bem da comunidade e sim pelo intere$$e$ que envolvem a política e este poder que ela tem.

Final de semana

Cada crime que ocorre no país a imprensa fica em cima levando segundo a segundo tudo que ocorre no local do crime. Isto possibilita que você, do conforto do seu lar, saiba tudo o que está ocorrendo em são Paulo, Rio de Janeiro ou sei lá, cacimbinhas, queira ou não queira, pois todas as emissoras passam a mesma coisa, inclusive, muitas vezes, dizendo que são imagens exclusivas, mas, ao mudar de canal se vê a mesma imagem do canal anterior e por aí vai.
Então semana passada um rapaz de 22 anos invadiu a casa da ex-namorada e a fez refém junto com alguns amigos. Foram cerca de cem horas de seqüestro e acabou que ambas as vítimas, duas meninas de 15 anos, foram feridas.O criminoso está recolhido, seu advogado abandonou a causa após ele descumprir o acordo de livrar as reféns.
A ex-namorada morreu. Quando as moças foram feridas e o crimonoso preso criou-se a polêmica, preservaram a integridade física do bandido e esqueceram das reféns. Alguns dizem que não podiam esquecer que o rapaz era trabalhador, sem antecedentes criminais e etc. e que foi por isso que não se utilizaram dos atiradores de elite que estavam a menos de 10 metros do apartamento. Também queriam evitar o falatório e os problemas com os direitos humanos.
O caso é cheio de polêmicas, uma das gurias foi solta e depois voltou para o cativeiro de onde só saiu ferida para o hospital, os representantes do juizado de menores dizem que a polícia agiu errado permitindo isso. A polícia se defende dizendo que não permitiu e ela voltou ao cativeiro sem permissão. O público que assistia estarrecido critica a polícia por não ter preservado a integridade física das vítimas.
Acredito que com atiradores de elite, nos momentos em que o rapaz apareceu a janela podiam ter evitado tudo isso. Sendo os atiradores preparados é possível que ele poderia ter saido ferido, mas vivo, assim como ambas as garotas. Mas o desfecho foi outro e mais uma vez a polícia acabou ficando como vilã na história.

Crise

Não vou me estender muito, até porque acho que o post sobre anistia é mais interessante. Mas a questão da crise dos Estados Unidos tá me irritando. Não porque eu tenha ações na bolsa ou investimentos que possam ser afetados, pelo contrário, minha bolsa está um caco e a única coisa na qual tenho investido ultimamente é no meu artigo de conclusão da especialização.
O que me irrita é as pessoas estarem estarrecidas com o fato de a economia do Tio Sam estar um caos. Mas só eles não sabiam que o Bush filho é um péssimo administrador. Michael Moore avisou em seus livros e até nos filmes que ele, o Bush filho tinha falido duas empresas suas. Depois teve uma sociedade com... hummm... me parece com alguém de sobrenome Bin Laden. Vai ver que o que ocorreu no 11 de setembro nada tem a ver com terrorismo e sim alguma vingança do Osama contra o mau administrador Bush. Que além de não ter cuidado bem da economia do país dele investiu altas somas em dinheiro e de vidas humanas numa guerra sem fim contra o Iraque. E eles, os americanos, acreditavam tanto na "cruzada Bush contra o mal que vinha do oriente médio" que o reelegeu. Graças a God ele não pôde ser candidato novamente. Vai embora da casa Branca, mas deixa péssimas heranças para o próximo presidente uma crise financeira para administrar que afeta todo o mundo e uma guerra sem fim, que só Ele, Deus, sabe quando vai acabar e que nós sabemos muito bem que não era para libertar o Iraque do jugo de Saddam Hussein.

Taí, eu queria ter escrito isso.

Tam alguns textos, livros, músicas que eu gostaria de ter escrito. Como não escrevi me contento em lê-los e compartilhar. Este aqui, por exemplo é um deles.

Anistia à Brizola

É legal quando estamos pesquisando um tema e este, embora do passado, vire e mexa volte a surgir. Com a anistia é assim. Deste o início, na criação do projeto começaram as polêmicas: primeiro porque o governo militar queria uma anistia controlada, sem chances para terroristas, subversivos que tivessem se envolvido em “crimes de sangue”, como se referiam, ou crimes comuns, como os assaltos e seqüestros. A oposição por seu lado queria uma anistia ampla que abrangesse todos os crimes políticos e coligados, incluindo assim os tais “crimes de sangue”. O ministro da Justiça na época, Petrônio Portella com o auxílio do presidente João Baptista Figueiredo, redigiu o projeto que vou votado e aprovado. Um pouco antes disso, pois o projeto de anistia foi aprovado em 26 de agosto de 1979, banidos e exilados começaram a regressar ao país, é claro que precisavam se apresentar a Polícia, eram chamados para prestar depoimentos entre outras coisas, mas já podiam pisar no Brasil, rever familiares e amigos.
Como a anistia controlada dava benefício para os “torturadores” e não para os “terroristas” acontece nova queda de braço, que se estende até hoje sendo que o atual ministro da Justiça Tarso Genro queria retirar o direito dos “torturados”.
A questão mais polêmica, pra mim, é em relação aos altos valores pagos aos anistiados. As indenizações têm valores exorbitantes. É claro que nenhum dinheiro irá pagar os horrores ocorridos nos porões da ditadura. É sabido que grana nenhuma irá apagar os traumas tampouco as mortes e desaparecimentos. Mas fazer destes valores um prêmio pra quem suportou não é correto. A guerrilha, os seqüestros e as mortes que ocorreram por parte dos guerrilheiros, e temos que admitir que eles também mataram e talvez tenham sido tão cruéis quanto os militares torturadores, ocorreram em resposta do estado autoritário em que se vivia. E também é sabido que violência só gera mais violência. Vieram exílios, banimentos, desaparecimentos, torturas e até atentados a bomba, que os militares tentaram dizer que não havia partido da direita, mas que foram provados como atentados da direita.
A mais recente notícia que temos sobre o tema é a aprovação da anistia a Leonel Brizola, que esteve exilado por 15 anos, até a aprovação da Lei da Anistia. Brizola voltou ao Brasil no dia 06 de setembro de 1979. Foi recebido por correligionários, políticos e amigos. Teve um grande histórico na vida política, com feitos memoráveis como o movimento da Legalidade, entre outros. Concorreu à presidência do país mais de uma vez e só teve sua anistia aprovada quatro anos após sua morte. E entre todos estes fatos o que me chamou atenção foi o de sua companheira não querer receber a indenização.

terça-feira, outubro 07, 2008

Congresso estuda Projeto para revogação da Lei de Imprensa

Por um lado acho bem apropriado atualizar uma Lei antiga que teve vários artigos suspensos pelo Supremo. Agora, vamos ver como será? leia aqui no Comunique-se e veja a íntegra do projeto.

13 a 11.

Depois da ressaca eleitoral, de toda a campanha do primeiro turno e o final da votação voltamos a vida "quase" normal. Os candidatos que ficaram para o 2º turno, aqui em Pelotas Marroni do PT e o atual prefeito Fetter Junior do PP, já estão buscando coligações e apoios para a próxima fase da eleição. Estes são os que ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar na votação de cinco de outubro. O terceiro lugar demonstra o interesse da população pelotense na mudança. Não seria uma mudança de peso, pois sairiam os partidos que estão para entrar o Democratas, ex-PFL, nada de tão novo assim, pois já foram situação e tem o ranço de ser o partido que o ACM deixou de herança. Alguns dirão que é pena que Antonio Carlos Magalhães não tenha deixado como herança para seus familiares, além do interesse pela política, seu carisma. Eu digo que não acho isso de todo ruim, pois a arrogância do "Aceeminho" não permite confiança. Mas Mateo Chiarelli e Fabricio Matielo não entraram na disputa para o próximo turno das eleições. Pela lógica partidário-idológica, imagino que irão apoiar, se forem apoiar alguém, ao atual prefeito Fetter Júnior. Mas, como a política brasileira tem apresentado-se tão ilógica talvez esta seja uma previsão furada.
O que me chocou foi que a Câmara Municipal praticamente não mudou. Dos 15 vereadores eleitos apenas dois, vejam bem DOIS, estão no primeiro mandato, são eles: Eduardo Macluf, herdeiro do senhor Mansur Macluf que estava há mais de 30 anos em exercício de mandato na Câmara (e eu espero que ele não fique lá tanto tempo quanto o pai); e Diarone - Mata Cobra. Também foram eleitos para mandato de vereadores, mas que já haviam sido, Miriam Marroni, segunda mais votada; e José Artur. No más a Câmara continua igual. Nesta nova legislação sem o teatro do Cururu, que embora tenha sido bem votado, não entrou devido a legenda.
Salvo raras exceções, veja se eu tenho ou não tenho razão de tamanha tristeza? Observe o quadro copiado do site da Justiça Eleitoral e me diga.

Seq. Candidato Partidos Votação %Val.
* 1 23123 - SIZENANDO PR / PPS 8.495 4,45
* 2 13613 - MIRIAM MARRONI PT 5.717 2,99
* 3 11630 - EDUARDO MACLUF PTB / PP / PRB 5.470 2,87
* 4 14789 - IDEMAR BARZ PTB / PP / PRB 4.668 2,45
* 5 13611 - MILTINHO PT 4.185 2,19
* 6 45045 - EDUARDO LEITE PTC / PTN / PSDB / PHS / PT do B / PSC 4.095 2,15
* 7 11611 - JOSE ARTUR PTB / PP / PRB 3.798 1,99
* 8 25123 - ADEMAR ORNEL PMDB / DEM 3.422 1,79
* 9 10300 - VALDOMIRO PTB / PP / PRB 3.335 1,75
* 10 15699 - PEDRINHO PMDB / DEM 3.312 1,74
* 11 15613 - ADALIM MEDEIROS PMDB / DEM 3.283 1,72
* 12 13513 - IVAN DUARTE PT 2.954 1,55
* 13 13646 - DIARONE SANTOS - MATA-COBRA PT 2.226 1,17
* 14 12040 - ZEQUINHA DOS RODOVIÁRIOS PDT 2.119 1,11
* 15 23007 - PROFESSOR ADINHO PR / PPS 1.817 0,95