sexta-feira, dezembro 21, 2007

Final do ano!

Como eu já devo ter dito por aqui alguma vez, não gosto muito de final de ano. Apesar da família reunida e da renovação das energias que ocorrem com o fechamento de um ciclo e a abertura de um novo, não me sinto plena nesta época. Gosto mesmo é de páscoa! Tá certo, sou uma chocólatra assumida, mas fazer o quê se acho o coelhinho mais convincente do que um velhinho que vem lá do Polo Norte, cheio de roupas em pleno verão brasileiro?
Mas não foi por isto que comecei este post. Meu objetivo é acentuar a "queda" da CPMF. Todos os jornais estão realizando matérias sobre "o que muda com o fim da CPMF". O que mais me surpreendeu foi a declaração do ministro da Saúde que afirmou que quem mais sofrerá com a perda do imposto sobre a movimentação financeira é a saúde. Isto é interessante, já que o imposto foi criado para ser provisório e seu rendimento deveria ser apenas e tão somente para a saúde. No entanto, nos últimos tempos, o valor destinado para a saúde era dividido para outros setores.
Com a movimentação individual já era possível saber o quanto um cidadão contribuía para a sua saúde, sendo que já paga outros impostos. Imaginem então num país do tamanho do Brasil, onde os funcionários públicos, em sua maioria recebem via conta bancária, e quando retiram seu salário mensal já têm descontado a CPMF? Agora somem a tudo isso as contribuições de todos estes anos de imposto e observem na sua região se a saúde mudou realmente. Procure lembrar-se de como funcionava o posto de saúde próximo de sua casa ou o Pronto Socorro de sua cidade.
Dando uma rápida volta no tempo não percebo tantas mudanças.

MASP
Um povo muito esperto lá em São Paulo passou a mão em um Picasso e um Portinari. As obras eram as principais do acervo do Museu de Arte de são Paulo (MASP). Os criminosos foram gravados pelo circuito interno do museu. A polícia Civil está investigando.

Norton Nascimento
O ator Norton Nascimento, 45 anos, morreu hoje devido a falência cardíaca por quadro infeccioso pulmonar. Nascimento havia feito um transplante de coração em 2003, para a correção de um aneurisma na aorta, um problema congênito. Depois disso o ator virou um grande ativista em prol da doação de órgãos no Brasil.
Nacimento sentiu-se mal e foi levado a Beneficiência Portuguesa, onde veio a falecer.

violência
Fico chocada com a violência que ronda os homens jovens. Começa no trânsito, passa pelos estádios de futebol e se alastra por aí. A campanha contra a violência no trãnsito lançada pelo grupo RBS sintetiza o que penso: "o que estes machos que correm e se batem tem na cabeça?". Gostaria de saber. Por que quando acaba o jogo de futebol eles não vão para casa ou apenas conversar com os amigos?
Outra coisa que não entendo (e podem dizer que é porque sou mulher) qual é a graça de subir num ringue pra levar porrada? Eu até entendo box, karate, tae-kon-do e kung fu como esportes, agora, vale tudo! Vale tudo pra mim é só brutalidade!
Estou falando disso porque fico preocupada com o quanto os jovens do sexo masculino se expõe a riscos desnecessários. Quem sabe com a campanha e com a chegada das festas de final de ano as coisas comecem a mudar? Quem sabe exemplos como o do lutador Ryan Gracie também não sirva de alerta?

votos
Faço votos de que 2008 seja um ano de muita paz. Que aconteçam mudanças boas e verdadeiras no nosso país. Um grande abraço para todos.

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Teatro amador na Colônia

Quem disse que trabalhar na lavoura consome tempo e causa tanto cansaço que o colono não tem vontade de mais nada? Quem é adepto desta idéia não conhece o grupo de teatro amador Anjos e Lobos. A trupe é formada por homens e mulheres jovens que depois de guardarem suas ferramentas vão para as suas casas e deixam a imaginação rolar solta, mesmo depois de um dia atribulado na lavoura de fumo. Prova disso é que no dia 31 de dezembro, às 21 horas a peça "A saga do seu Américo Vespúcio" será apresentada no espaço "oca" do Piquete Sentinela do Quilombo, na Vila Nova, colônia de Pelotas.
A comédia foi escrita pelo próprio grupo, que também criou os figurinos e o cenário. Os ensaios são realizados no período da noite na casa de um dos integrantes do grupo.
A peça já foi apresentada em Canguçu, onde provocou boas risadas. Você não pode perder, anote na sua agenda, antes da virada do ano esqueça as tristezas com "A saga do seu Américo Vespúcio". A entrada é franca.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Túnel do tempo!

Esta coluna traz os comentários mais retrógrados que vi até agora nas minhas pesquisas. Segue abaixo a íntegra da COLUNA DE PORTO ALEGRE, assinada por Carlos Coelho e publicada no diário Popular de 27 de fevereiro de 1975. Se ele tentou usar de ironia para dizer o que queria não alcancei sua intenção. Na minha opinião o senhor Coelho é escreveu de forma extremamente clara sua opinião em relação ao meio ambiente e a ação de proteção tomada pelos estudantes e pelo diretor da Escola de Engenharia. Este fato também teve como desdobramento a convocação do presidente da AGAPAN, na época, o ambientalista José Lutzemberger, para prestar esclarecimentos no DOPS gaúcho. Lá Lutzemberger solicitou a retirada dos nomes dos estudantes, que impediram a derrubada das árvores no Parque da Redenção, das fichas do DOPS.
Os universitários foram espancados pela BM e fichados no DOPS.
Ação subversiva
Dona Darcy Furtado, há pouco mais de uma semana, declarou-se, em reunião da Comissão representativa da Assembléia Legislativa, partidária da revogação do Ato Institucional nº 5 e do Decreto -Lei 477. Os acontecimentos de Porto alegre, anteontem, mostram como a ilustre parlamentar da ARENA está no caminho errado. se, em plena vigência do AI-5 e do DL 477, estudantes se arrogam o direito de tentar impedir a derrubada de velhas e imprestáveis árvores do Parque da Redenção, o que não fariam não fora a vigência daqueles diplomas repressivos?
sou de opinião que os estudantes devem ser enquadrados no Decreto-Lei 477, expulsos da Universidade e processados criminalmente nos termos da Lei de Segurança Nacional. Igualmente, o diretor da Escola de Engenharia deve ser enquadrado nos diplomas legais pertinentes, pois sua atitude, trepando na árvore, para dialogar com os universitários, configurou ato típico de incitação à subversão. Por muito menos do que isso um irmão do ex-ministro Luís Fernando Cirne Lima foi excluído do magistério universitário, faz alguns anos.
Igualmente é necessário e punir exemplarmente os fotógrafos, jornalistas, radialistas que tentaram documentar parcialmente e impedir a ação dos bravos brigadianos comandados pelo tenente Jesus, os quais, com risco da própria vida, em número de 20, enfrentaram uma mulher e dois rapazes, todos os três periculosos subversivos,usando tão somente porretes e preparo físico, embora portassem armas de fogo.
Mas não adianta reprimir a subversão antes de eliminar as causas. Está provado que o Parque da Redenção é agora o mais novo argumento dos inimigos da civilização cristã e ocidental. O remédio, portanto está na eliminação da causa: derrubemos as árvores; as que forem aproveitáveis pela Borregarrd, a esta sejam vendidas; as demais, transformadas em carvão vegetal. Após, salgue-se o terreno, para que ali mais nada possa vicejar. Na área, além de necessárias vias expressas, implante-se um estacionamento para automóveis, arrasado também o Auditório Araújo Vianna, obra suntuária e demagógica do conhecido subversivo Cândido Norberto dos Santos. Onde se viu desperdiçar terreno tão altamente valorizado com transas de cultura, privilégio de países economicamente desenvolvidos.
tomadas essas providências saneadoras, é preciso não esquecer de erigir ao centro do antigo Parque da Redenção uma coluna de concreto de 50 metros de altura, no topo da qual se plantará uma estátua equestre do engenheiro Telmo Thompson Flores - I e único. E assim como o monumento a Júlio de Castilhos,na Praça da Matriz, é guardada por perdigueiros de bronze, o em louvação do atual alcaide poderia ser cercado por pequenas estátuas pedestres do coronel Danesi, do tenente Jesus, do Brigadiano Desconhecido, dos engenheiros Plínio Almeida e Hélio Meira, respectivamente secretários municipais de Obras e Viação e Transportes.
Se, porém, as nossas sugestões não forem tomadas na devida conta, preparem-se, a atual e a futura administrações municipais, para o sucesso de novas intentonas subversivas. É preciso não esquecer que, mesmo após a Revolução Democrática de 1964, um conhecido agitador, já falecido de nome Adel Carvalho, impediu que o saudoso prefeito Célio Marques Fernandes derrubasse as Palmeiras da Avenida Oswaldo Aranha e desse à cidade mais uma maravilhosa pista de alta velocidade.
ao invés de dar força a entidade tais como o Instituto dos Arquitetos, Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, vulgo AGAPAN, e quejandos, as autoridades precisam ouivr (sic) mais as sábias advertências da secção riograndense da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade. Agir contrariamente é fazer política de avestruz. (Carlos Coelho, especial para o DIÁRIO POPULAR).

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Revoltada! eu?

Sim estou revoltadíssima, pois estou cansada de cair e tropeçar nos buracos das calçadas desta cidade. Até porque não são apenas algumas lajotas que faltam aqui e ali, são tampas de bueiros e de esgotos que foram roubadas.
Não é uma questão de a mocinha vir bela e fagueira pela calçada e quando menos espera cai do salto e torce o pé. É um perigo para crianças que enfiam a perna quase inteira dentro do buraco correndo o risco de uma fratura. Este problema também pode acontecer com os idosos, que devido a sua idade, tem maior dificuldade de cicatrização no caso de um osso quebrado.
Há algum tempo noticiou-se espalhafatosamente uma parceria entre prefeitura, sindilojas e cidadãos para a recuperação das calçadas, mas até agora não percebi mudanças.
Quanto aos meliantes que roubam as tampas de bueiros, esgotos e abertura dos subterrâneos só há uma coisa a fazer coibir sua ação antes e depois. antes impedindo que levem as coisas e depois não permitindo que efetuem as vendas em ferros-velhos e assemelhados. Isto se estende aos que roubam os fios de eletricidade e telefones, pois estes além de prejudicar cidadãos, queimam os fios na raiz de árvores e podendo provocar incêndios.

Surpresa CPMF recusada!

Ao contrário do que todos esperavam o Congresso Nacional surpreendeu a todos votaram a CPMF e não aprovaram sua continuação. O que surpreendeu também foi o fato do Senador Pedro Simon ter sido contra a renovação da taxa até a meia-noite e depois ter votado a favor da sua permanência.
Política!!! Cada dia uma surpresa diferente, o problema é que na grande maioria das vezes não é uma boa nova. Talvez lá em Brasília os deputados e senadores estejam tomados do espírito natalino e pensando nas pessoas de bem deste país tenham resolvido, pela primeira vez, pensar no povo. Ou... e creio ser esta a mais provável, tenham sido contra a renovação da CPMF só pra encher e sacanear o presidente Lula. aliás, este teve uma reação bem pouco polida e política e estravasou sua raiva com a "queda" do imposto provisório que acaba este ano.

terça-feira, dezembro 11, 2007

Samarone

A Câmara de Vereadores de Pelotas já foi cenário de tudo, de espancamento de agrassões verbais. Sabe-se-lá se também não teve tiros e outras coisas?
O fato mais recente, e que recebeu repercussão nacional, foi o ato exibicionista do suplente de vereador do Democratas, Edson Campos, conhecido como Samarone. Conhecido na cidade por seu trabalho como segurança de empresas de ônibus e pugilista ganhou fama nacional após realizar um protesto, dentro do pátio da Câmara de Vereadores, tirando as calças. A ação foi gravada pela câmera de segurnaça da casa e já percorre telejornais, além de ter sido solicitada pelo programa Casseta e Planeta e rede Record. O "protesto" foi devido ao fato do partido Progressista requerer o mandato de vereador suplente, que está sob a "guarda" de Edson Campos.
Agora ature as piadinhas do Casseta e Planeta sobre os vereadores pelotenses que tiram as calças na Câmara.

Qualquer semelhança é mera coincidência!

"Pinochet adverte
O presidente chileno Augusto Pinochet advertiu os seus compatriotas de que terão de esquecer-se da política, pois seu governo "vai se prolongar por um longo tempo". Acrescentou que "este governo não é esporádico. Vai se prolongar por um longo tempo e não pode existir uma mentalidade política na ação dos serviços"."

Esta é uma nota da coluna "MUNDO EM TÓPICOS do Jornal Diário Popular de Pelotas, no dia 18 de fevereiro de 1975. Na época a América Latina sofria nas mãos da Ditadura e parte dos países europeus também, com reservadas diferenças é claro.
Na pesquisa de jornais e no estudo da história é interessante perceber que alguns fatos passados anos voltam a se repetir de formas semelhantes às vezes. Por isto, temos de estudar o passado para tentar não repetir aqueles erros no futuro.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Os POMERANOS chegaram! Que povo é este?


Palestra de encerramento do curso de Alemão, com o historiador e escritor Jairo Scholl Costa. Muito interessante, deu vontade de ler o livro "O pescador de arenques", escrito pelo palestrante. O livro trata da saga dos pomeranos aqui em Pelotas e São Lourenço. a palestra foi na segunda, mas o livro está a venda nas livrarias.

De tudo um pouco!

Corintians!
Não gosto de falar de futebol, mas neste caso tem tudo a ver com a política, com corrupção e a máfia. Acho que o Corintians tinha sim que cair para a segunda divisão, porque esteve envolvido em maracutaias dentro e fora do campo, comprou juízes e se envolveu com a máfia russa. Corrupção ativa e descarada! É claro que os dirigentes pensaram que como estão no Brasil e aqui tudo acaba em pizza, acharam que no seu caso também iria acabar. Ainda bem que no caso futebolístico o timão caiu para a segunda divisão. Pelo menos uma punição! Perdoem as rimas infames!

Cadeias mistas
Eu me indignei demais com a declaração de um delegado que colocou uma menina, menor numa cela com vinte homens. Me irritei demais porque, primeiro, o dito cujo disse que não tinha problema ela estar junto com 20 homens pois não era menor de idade. Depois o distinto policial (pra não dizer coisa pior) disse que a moça só podia ter um problema mental. Eu respondo esta, problema mental quem tem é este senhor que deu estas declarações diante de vários microfones, em pleno século 21. O que passa pela cabeça dele, que uma guria iria reclamar das condições que vivia depois de ter sido presa em tais condições?
Para comer ela tinha que transar (para ser educada) com os colegas de cela e só tinha folga no dia da visita íntima. Imaginem vocês! Agora me digam se uma pessoa teria coragem de reclamar alguma coisa sabendo que depois da dita reclamação voltaria a habitar o mesmo cubículo que os tais estrupadores, pois não havia mais celas disponíveis? Pessoas como este delegado deveriam ser impedidas de exercer um cargo público.

Governo do Estado

A governadora, e me recuso a colocar seu nome aqui pois ela não merece tanta confete, disse que vai mudar a forma de trabalho, tipo vai pegar mais leve para conseguir chegar aonde quer, que é a aprovação de seus projetos de aumento de impostos e cortes de gastos. É interessante esta nova perspectiva, porque desde sua campanha vinha apregoando "um novo jeito de governar", a princípio foi na arrogância e na imposição, agora parte para o "toma lá, da cá", pois na política é assim.