quarta-feira, outubro 31, 2007

Para crescer forte!

Eu ainda estou indignada com a capacidade que tem o Brasil de abafar os casos. Agora o caso da hora é o leite adulterada, como também já estiveram nas manchetes a gasolina dulterada, os produtos piratas e tantas outros crimes que ficam por algum tempo na mídia e depois caem no esquecimento sendo sufocados, por uma visita, como a do Papa ou a realização do Pan no país.

A bola da vez é o leite adulterado e o Brasil como sede da Copa de 2014.

Não gosto dos comentários do Paulo Santana, mas hoje foi a opinião mais lúcida que ele poderia ter dado sobre algo. Assim como ele eu também sou contra o nosso país sediar a Copa. Não só porque temos graves problemas de estrutura, mas principalmente por que a saúde está, como sempre o maior caos, porque não se tem controle da fiscalização sanitária e assim ocorrem crimes como o da adulteração do leite, dos medicamentos, do sangue e por aí vai. O país não tem segurança para os cidadãos e nem infraestrutura para transporte, nisto incluí-se terrestre, quático e aéreo, pois o transtorno ainda não foi solucionado e o presidente da Anac pediu demissão.

Além destes problemas que são básicos e pelos quais os políticos não se interessam e só incluem nos discursos no período de campanha, ainda tem a questão de estrutura hoteleira - que com certeza os empresários irão investir pois será lucro para eles, os restaurantes e pousadas também - e o mais importante os estádios. Sim os estádios terão de ser reformados para se adequarem as exigências da Fifa. Aí eu pergunto: Quem pagará esta conta?
Somos nós. Com certeza aquele valor para investimentos que deveria sair da CPMF, agora, com toda certeza sairá. Vamos ver o que acontecerá até lá. Serão sete anos para que o Brasil resolva seus problemas e receba o pessoal do mundo todo para o maior espetáculo do futebol.
Enquanto isso as crianças do país seguem tomando leite com soda cáustica.

terça-feira, outubro 23, 2007

Imagens sacras

Eu sempre digo que toda a religião é boa se ela eleva o homem e o leva a fazer o bem. O Brasil é um país que possui uma grande diversidade religiosa. As pessoas costumam freqüentar mais de um tipo de culto. É comum que se vá as missas católicas e a cultos afros, principlamente na Bahia, por exemplo. E estas misturas não representam problemas, pelo contrário demonstra o quanto as diversas formas de religiosidade podem ser incorporados pelos brasileiros. A história é rica em guerras travadas em nome da religião, cada qual "querendo" ser a verdadeira e a única voz de Deus.


Eu não sou católica, não freqüento missas, mas sou cristã. Acredito nos ensinamentos que Jesus Cristo trouxe ao mundo. Respeito os Santos da igreja e os dogmas, embora não concorde com eles. Assim como respeito a fé dos evangélicos com suas orações exaltadas e suas canções golpel. Admiro muito os cultos africanos, seus pontos e suas tradições. Mas n~eo é possívle respeitar homens, que investidos de um poder que não lhes foi dada, pastores da igreja universal queimem imagens sacras - ou chute - como ocorreu a tempos atrás. É inadmissível que eles se achem os donos da verdade, os sumos sacerdotes de Deus na terra.


Enquanto algumas religiões seguem o novo testamento e outros o velho, há quem siga o Al Corão e o evangelho segundo o espiritismo. Para cada seguidor aquelas são as palavras do seu Deus. Não adorar imagens é mandamento de uma biblia "dar a outra face" e "olho por olho dente por dente" de outra. Cabe aos fiéis interpretar as palavras e aplicá-las a sua vida.


Quando criticamos o outro partimos do que conhecemos e no geral o que desconhecemos tratamos como algo ruim. Agora pergunto que mal há em fazer uma prece em frente a uma imagem? É uma representação, assim como a rosa ou a fita utilizada na igreja universal, é como levar a carteira de trabalho para o pastor abençoar ou rezar em voz alta com as mãos acima da cabeça. São rituais distintos para uma comunicação com Deus, e ninguém pode dizer qual delas é a certa, porque todas elas o são.
Porque queimar uma imagem? Aquelas duas imagens destruídas em São Borja tem valor histórico e artístico e foram queimadas pela arrogância de um homem que se valeu do desespero de uma mulher para salvar a vida do seu marido, prometendo a ela algo que não teinha como cumprir.
Antes de mais nada os padres e pastores devem ter pelos fiéis o mesmo respeito que os crentes devotam a eles. E esta intolerância pelas diferenças se propaga para outros movimentos, para outras esferas sociais.

Alimentação rica

Água oxigenada e soda cáustica. Quando eu ouvi a manchete pensei logo que se tratava de uma apreensão de drogas, o que já seria um absurdo. Mas a adição de água oxigenada e soda cáustica estava ocorrendo no leite. A desculpa é de que era para conservar o leite. Eu pensei: gente, cadê a velha tática de aumentar o leite com água? E a prática de conservar o produto na geladeira ou a técnica descoberta por Pasteur? Essa adulteração deveria ser considerada crime hediondo e inafiançável. Há três anos a Polícia Federal vinha investigando as cooperativas que embalavam o leite em caixas longa vida e vendiam seus produtos para a Eligê a a Nestlé, que se defenderam dizendo que só compram o produto "in natura".

Uma missionária ameaçadora

Stein quer dizer pedra em alemão. É bem possível que a missionária Dorothy Stein fosse tão dura quanto uma pedra na defesa da floresta, da sua religião e da população com quem convivia lá no Pará.
É óbvio que ela ameaçava. Ela ameaçava grileiros e exploradores que utilizavam uma mão-de-obra quase escrava e que aproveitavam e aproveitam a corrupção e a baderna política para ganhar dinheiro e explorar a floresta até acabar com ela.
O assassino de Dorothy disse que ela o ameaçava e por isso a matou. Matou por conta própria e em legítima defesa. Certamente a missionária e religiosa Dorothy Stein - Dorothy Pedra - foi muito dura com ele e ao sacar a sua arma - a Bíblia - virou uma ameaça mortal e para salvar sua vida só atirando primeiro. A bíblia é uma arma muito poderosa e fatal. Eu sabia que a "palavra do senhor" era milagrosa, mas não sabia que era capaz de disparar e ameçar de morte.
Quantas pessoas mais serão vítimas destes coronéis? Chico Mendes, Dorothy Stein entre tantos outros que acabam esquecidos nas páginas amareladas dos jornais. A voz não pode calar com as injustiças e a pedra... a pedra continuará espatifando as vidraças dos poderosos.

Coerência

A coerência é um artigo em falta no mundo atual. As pessoas não dizem o que pensam e não pensam no que fazem, além de dizer uma coisa e fazer outra. Não consiliam pensamento e ação. Aderem a movimentos pelo que eles podem rendeR$ e esquecem ideais.
Sequer cogitam o fato de que apesar das diferenças somos iguais. E esquecem o principal, que é comum se ouvir por aí, "depois de morto, seja rico ou seja pobre, todo mundo fede igual".

Infiéis querem fidelidade

Os políticos que mudaram de legenda algum tempo depois de eleitos estão retornando aos partidos que os elegeram com medo de perderem seus mandatos. Neste "amargo regresso" estão se sentindo "isolados" e "humilhados". Essa é a queixa dos senadores do DEM Romeu Tuma, César Borges e Edison Lobão.
É engraçado como os infiéis sempre querem ser únicos e tratados com fidelidade. Eles saíram do partido quando acreditaram que não lhes servia mais e agora voltam por puro interesse e medo de perder seu mandato, e ainda agem como se fossem os melhores e mais fiéis do mundo. Não me surpreende pois nos relacionamentos amorosos a prática é comum, o traidor acha-se no direito de ter outros parceiros ou parceiras, mas o marido ou mulher só pode ter a eles e mais ninguém.
Cada dia fico mais impressionada com a cara-de-pau dos políticos.E não esqueçam o nomes deles, pois logo haverá eleições.

quinta-feira, outubro 18, 2007

Tropa de elite ou Elite da tropa

Não importa qual o título a ser utilizado. O que realmente é importante é o fato de o filme quebrar poucos tabus. O caso da violência policial, por exemplo. Apesar deo protagonista do filme, o Capitão Nascimento ser um bom policial - embora não seja um policial bom - não corrupto é um cara extremamente violento, mesmo tentando canalizar sua violência para o combate ao tráfico e para a formação de outros bons policiais para serem incorporados ao BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar). Contudo, mesmo passando esta visão de "bons moços", os policiais do batalhão ainda são os caras que invadem os morros dirigindo o "caveirão" - um dos veículos da polícia que mais amedronta os moradores da favela.
Além disso, quando uma tropa policial invade uma comunidade atirando na tentativa de acabar com o crime organizado não são apenas os bandidos que morrem. É notícia corriqueira nos jornais do país de casos de mortes de crianças em confronto entre policiais e bandidos. Geralmente a culpa é das balas perdidas, que na verdade não são perdidas pois todos sabemos onde elas estão.
Outro fato importante que o filme levanta é a revelação de práticas de tortura para obter as informações que se quer, tudo em nome do bom trabalho da polícia. O diretor também escancara a corrupção na polícia que vai da cervejinha para aliviar uma multa até a venda de armas para traficantes e percentagem em cima dos lucros do tráfico de drogas.
A pirataria acabou com o lançamento do filme, mas acho muito improvável que a repercussão do filme acabe com a corrupção na polícia brasileira. Até porque para que isto aconteça será necessário acabar com a corrupção política e aquela outra que pode ocorrer na fila do cinema ou pela própria pirataria.

Dalai Lama - líder espiritual pacifista ou rebelde?

Todo mundo diz que sou rebelde e revoltada, queria eu possuir a paz que transmite o Dalai Lama e ser tão rebelde quanto ele que consegue se fazer ouvir ser precisar levantar a voz ou pegar em armas.
Ele, o Dalai Lama, recebeu o prêmio Nobel da Paz e uma homenagem dos Estados Unidos para ele quase causa um incidente diplomático entre aquele país e a China.
Gandhi foi um líder pacifista que lutou contra o imperialismo Britânico na Ìndia. O Dalai Lama luta contra a exploração do Tibet pela China. Ambos deixaram mensagens de paz para o mundo, lutando contra a ganância dos países desenvolvidos sobre países pobres.
Há tanto porque lutar no mundo, tem tantas pessoas e ideais para se defender e apenas uma arma a palavra, a paz. Jesus pregava o amor pelo próximo, assim como Gandhi e o Dalai Lama. O primeiro foi morto de forma cruel, mas concedeu perdão aos seus assassinos. Ghandi sofreu muita perseguição, tal qual o Lama sofre agora e como os monges budistas em Mianmar.
Será que nós nõ aprendemos nada com estes líderes que pregavam o amor?

Xô CPMF!!!

Quem paga é tu. Embora digam que haverá cortes em investimentos no caso de a CPMF cair nós temos que fazer algo e o porquê é muito claro, a saúde, que deveria ser a detentora dos valores cindos do imposto sob movimentação financeira continua o mesmo caos pelo qual passava no momento em que foi criada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Este pelo menos disse a todos que esquecessem tudo que havia escrito antes de se tornar presidente do Brasil. O atual presidente, além de se valer de impostos e projetos semelhantes ao de FHC, e que ele próprio sempre condenou, continua posando de detentor mor da honra, da decência, da honestidade e da moral política. Eu respeito a história do presidente Lula como líder sindicalista que lutou pelo Brasil num período difícil, mas observando a atual conjuntura... paciência tem limite.

Pedágios

É estranho que o argumento de privatizar as estradas seja a segurança contra acidentes. O que causa estranheza é que a BR que liga Rio Grande a Pelotas seja uma das que tem grandes índices de acidentes e ao mesmo tempo ser privatizada. É óbvio, que mais do que manter as estradas em bom estado é necessário a educação dos motoristas para a prevenção de acidentes.
A verdade é que os investimentos que deveriam ser feitos pelo governo federal acabam não saindo do papel e para chegar perto do mais ou menos o Estado passa para as mãos das empresas privadas o que considera um "abacaxi" e que para os concessionários é uma "galinha dos ovos de ouro". Sim, "ovos de ouro" ou alguém acha que empresas privadas, algumas até com capital estrangeiro, investiriam em algo que não dá retorno?
Para completar o protesto feito pela Câmara de Vereadores de Pelotas no pedágio que liga Pelotas a São Lourenço do Sul não acabou bem.

Capitólio - ESTACIONAMENTO

Meu medo de que o Capitólio fosse mais um cinema a virar igreja não se concretizou. Não virou igreja, mas estacionamento. Isto é tão ruim quanto, pois é menos um cinema para a cidade e provoca revolta nos cinéfilos pelotenses.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Capitólio e Guarani vão virar igreja???

Recebi uma notícia no final de semana que me deixou estarrecida o único cinema de "rua" da cidade foi vendido para a Igreja Universal. O pior é que o prédio está fechado e sendo reformado. Eram duas salas bem grandes, foi o lugar onde eu me formei e agora não terá mais exibição de filmes.
O Teatro Guarani, que deixou de ser cinema lá pelos idos de 90, agora recebia espetáculos como peças teatrais e shows, além de ser o local mais comum para formaturas. Também foi comprado pela Universal. O que será do patrimônio cultural de Pelotas?
Agora temos o Teatro Sete de Abril e os casarões do entorno da praça que estão sendo reformados. Ficamos apenas com três salas de cinema num shopping que, na verdade é uma galeria vertical. Não há investimentos na área cultural atualmente. E também não há investimento ou chegada de empresas.
Aqui a economia se resume ao comércio apenas. Não se explora nem o potencial turístico, nem o cultural e deixa-se para traz toda a história de grande crescimento e opulência que Pelotas teve no passado.
Eu sei, não se vive de passado. É preciso que os administradores pesquisem as potencialidades do município e incentivem investimentos. É pena que não aconteça isso.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Vai p'ra casa Renan!!!

Renan Calheiros não recebeu as sandálias da humildade que alguns manifestantes levaram para ele lá no Congresso. Ao invés de serem recebidos pelo presidente do Senado os "protestantes" foram retirados da "casa do povo" com toda a truculência já conhecida, inclusive por alguns parlamentares. Calheiros também não quis debater com "seus pares" sobre a urgência de sua saída da presidência ou sua renúncia. Ele preferiu das as costas aos aliados e aos opositores.

Antes de ir para casa - e quem sabe folear as páginas da Playboy para rever aquele "corpinho que foi todinho dele" antes de ser retocado pelo photoshop-, Renan defendeu-se da acusação de espionagem contra deputados e senadores, incluindo alguns do seu próprio partido o PMDB. Quem sabe o objetivo da espionagem não fosse encontrar "rabos presos" para esconder o fato de ele ter metido, não só a mão, como "otras cositas más", num certo rabo que anda a mostra por aí para quem quiser ou puder pagar R$ 10,99.

Embora tenha saído da sessão (antes do seu final e após não ter participado do debate) o presidente do Senado, Renan Calheiros estava na abertura de uma exposição de arte no Congresso. Nesta mesma verniságe (não sei se é assim por que não sei francês) a obra do artista plástico Julio Maron foi proibida, por se tratar de uma jibóia, pois não são permitidos no Congresso animais vivos, a não ser, é claro aqueles eleitos pelo povo. No final a obra foi proibida, o artista expulso e a cobra apreendida pelo Ibama. antes de sair Maron disse que sua expulsão era censura e que "a cobra foi retirada pelo significado simbólico que tem e todos sabem do momento pelo qual o Congresso está passando".
Nós sabemos pelo que está passando o Congresso Nacional e foi sorte da cobra - que não é peçonhenta - ter sido retirada com vida de um covil como aquele.

terça-feira, outubro 09, 2007

Vida

A vida política do país e do mundo continua uma zona. Lá nos "isteites" o Bush diz que para evitar ataques terroristas tortura sim e não tem remorso ou coisa que o valha. Aqui o hit do momento são as questões de fidelidade partidária, a quem pertence o mandato, pra que lado vão os vereadores e deputados que trocaram de partido???


Uma vergonha e uma confusão medonha. ainda tem a CPI das ONGs que ficou um ano na pauta, sempre sendo preterida por outras coisas... suponho mais importantes do que saber o que é que as ONGs fazem com o dinheiro público que recebem. Eu sei de umas que tem um pessoal trabalhando como voluntário mas no final do mês todos são devidamente pagos com o dinheiro que vem do governo. Existe muitos trabalhos sérios, mas o que acontece hoje é que antigamente as ONGs, o tão falado 3º Setor, era isento não tinha nenhum envolvimento com o governo, trabalhava de forma imparcial direto nos problemas sociais. Hoje em dia as pessoas montam ONGs, se especializam nisso para poder receber o incentivo federal. Tem que haver uma investigação muito séria sim.

quinta-feira, outubro 04, 2007

Os dias vão passando

Naturalmente que a piada do dia é o gerúndio, é aquele coitado que foi demitido pelo governador de Brasília, senhor José Roberto Arruda. É claro que além de demitir uma forma verbal (será?), enfim de uma forma de expressar-se verbalmente o dito cujo acabou criando uma grande jogada de marketing. Com toda certeza ele é adepto daquele ditado "fale de bem, fale de mal mas fale de mim". Talvez este decreto espalhafatoso seja o pontopé inicial para uma campanha ao senado, ou a deputado federal, ou vai se saber para que mais... Eu achei a história de proibir o gerundismo legal, pois é apenas uma forma embromeichion de dizer que não está fazendo uma coisa que já devia ter sido feita.
Segundo a Lilian Vite Fibe, no Programa do Jô de ontem, o Governador de São Paulo José Serra também tinha proibido o uso do gerundismo, mas não com decreto e toda a publicidade utilizada pelo Arruda.
Existem outras coisas que estão me incomodando e que não mudam lá em Brasília, entre elas a questão do senhor Renan Calheiros e suas CPIs e daquelas coisas todas que ficam em volta da situação toda. Que coisa bem irritante saber que todo mundo é contra este cara e ele continua lá.
Mas tem muitas outras cositas.
Este tal jeitinho está me dando nos nervos. Porque na verdade o funcionamento do serviço público é este, quem trabalha de forma honesta e eficiente é tratado quase que como um corpo estranho, aquele que invade o organismo e o sistema imunológico trata de expulsá-lo.
Para quem está no serviço público e já se acostumou com a pasmaceira quem chega de fora só quer demonstrar serviço porque é novo. Resultado, eles acreditam que ou a pessoa vai se acostumar com a burocracia e vai desistir de fazer tudo com eficiência ou... vai sair do serviço público e ir para um lugar onde sua competência seja apreciada. Mas também aqueles que entram no "esquema". E, graças a Deus, existe, em pouca proporção é verdade, mas existem aqueles que não se deixam vencer e continuam lutando.
Eu, particularmente continuo lutando, mesmo achando que ninguém lê este blog ou possa ter interesse no que eu penso.

terça-feira, outubro 02, 2007

Vamos estar demitindo o gerúndio!!!

Coitado do gerúndio sempre trabalhou bem, quem não trabalha bem são os servidores que se aproveitam do gerundismo, que é uma "verborragia" (nem sei se é assim que se escreve). O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) cansado de ouvir o famoso "vamos estar" até de seus secretários de governo resolveu baixar um decreto demitindo o Gerúndio. O inesperado e incomum decreto foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira, dia 28, na página 19.

A decisão do governador causou muita polêmica, há quem defenda o uso do gerundismo por acreditar não ser adequado proibir o uso da língua falada, mesmo que esta esteja sendo utilizada de forma errada. Também existe quem apoie a decisão de Arruda, justamente por não agüentar mais ouvir a forma em suas ligações. Eu, "do meu lado, aprendendo a ser louco, maluco total", acredito que o decreto serviu para chamar atenção para uma prática que está cada vez mais corriqueira no nosso cotidiano e o pior é que as pessoas vão adicionando este jeito horrível de falar no seu vocabulário pensando ser esta a forma mais correta e polída de se expressar.
Eu detesto estas operadoras de callcenter que ligam, geralmente de bancos, geralmente cobranças, com vozes fanhas dizendo que vão estar enviando, vão estar cadastrando. Pelo amor da virgem santa!!! Vão tomar banho!!!!

Temo que a decisão inusitada do governador Arruda não vá dar em nada. Creio que os funcionário públicos incompetentes que utilizavam esta forma de falar para explicar o fato de não terem realizado seu trabalho continuarão incompetentes e sem fazer o seu trabalho. Pode até ser que utilizem outra forma de dizer, mas... não irão "estar mudando a forma de fazer ou não fazer".

Ao pexaco

Hoje fiquei desolada ao ver que o bar que frequentei durante a faculdade está sendo destruído e está fechado. Foi chocante e triste ver pela porta aberta vários entulhos pelo chão, ocupando o lugar onde ficavam o balcão com aquele infalível baleiro giratório, os vidros e o tio Pedro.
O dono do bar, o tio Pedro, é um sinhô bem velhinho, que tinha mais prejuízo do que lucro com o bar, mas que fazia a maior questão de mantê-lo para ter assim a convivência com os estudantes e todos os freqüentadores do bar que se tornavam seus amigos.
O Ao Pexaco era para uns o Campus Três da Católica, o Campus alternativo dos estudantes do ICH e de outros cursos da Federal.
Foram 31 anos de atividades e muitas alegrias. Também tiveram momentos difíceis, que não vou relembrar, mas o tio Pedro e a dona Ana cumpriram seu papel e fizeram muitos que por lá passaram felizes.
A minha homenagem é singela e está meio atrasada, mas é de alguém que tinha e tem muito carinho por aquele lugar.