terça-feira, julho 31, 2007

"Um jeito novo de governar"

Quem caiu na esparrela da governadora Ieda "Cruz credo pé de pato mangalô três vezes" agora deve estar arrependido de ter escolhido o "jeito novo de governar". Talvez este jeito tenha sido novo na Idade Média ou durante o feudalismo. O que ela demonstra é ser uma governadora, eleita democraticamente que impõe a sua vontade, mesmo que isso signifique prejudicar o povo.
Começou com algumas com o reajuste do funcionalismo, depois com algumas questões ambientais - que não puderam sequer ser discutidas pois já haviam sido resolvidas - e agora, por fim e na contramão de tudo ela resolveu que vai diminuir o número de salas de aulas do Estado, aumentando o número de estudantes em sala. Qual o objetivo? Diminuir o número de professores, decerto para desafogar a folha de pagamento, muito sobrecarregada.
É impressionante uma coisa destas, além de revoltante. Agora pensem... a maioria dos programas sociais voltados a infância tem como o primeiro objetivo a alfabetização, a criança na escola. Alguns cobram a matrícula e a freqüência. Todos que defendem as políticas socias, a diminuição da violência, a crise brasileira apostam na EDUCAÇÃO como a única saída. E a senhora dona governadora resolveu que por aqui tá todo mundo muito alfabetizado e estudando demais, o negócio é transformar umas salas de aula em depósito, diminuir o quadro de professores do Estado (isto como se todas as escolas estivessem muito bem obrigado!) e colocar estas crianças pra fazer algo mais produtivo. Gente que sabe ler, escrever e pensar não é bom, prejudica a política por que enxerga melhor as falcatruas. Analfabeto é que é bom! Basta dar um par de havaianas, prometer dentaduras, ou umas cestas básicas e o voto tá garantido! Pra quê escola? Isto dá muita despesa, tem que ter merendeira, merenda, manutenção de prédio, guarda, professor, muito dinheiro gasto sem necessidade.
Com certeza lá na casa dela netos e bisnetos estudam em escolas particulares e por isso não há com que se preocupar. Além disso, dinheiro bem empregado é o do aumento do salário dos deputados, este sim é um dinheiro que dá retorno em dobro através da aprovação de projetos que são do interesse do governo.
Jeito novo de governar né? Preocupação de mãe? Formação com base no gênero, respeito pelos semelhantes, busca de melhorias??? Qualquer dia faz que nem o FHC e diz: "esqueçam tudo o que eu escrevi", no caso dela será "ESQUEÇAM TUDO O QUE PROMETI".

segunda-feira, julho 23, 2007

Semana fúnebre

A semana começou triste com o desastre do vôo 3054. Muita dor e sofrimento.
No final a morte de ACM, a Bahia chorou seu velho coronel, seu ex-governador. Outros, no entanto, não lamentaram, mas reconheceram a importância deste bahiano para a política nacional.
Eu não posso dizer que lamento a perda, mas também reconheço que sem ACM muita coisa no Brasil seria diferente. Quem sabe melhor, talvez pior. O que sei é que ele apoiou o golpe militar, teve muita influência e poder neste período e depois dele. Rompeu com os militares em 1984, quando o golpe já estava caindo e apoiou as diretas. Foi governador baiano em dois mandatos durante o regime e foi eleito pelo voto. Renunciou para não ser cassado depois da fraude do painel eletrônico na votação do projeto de reeleição que beneficiava Fernando Henrique Cardoso. Perdeu dois filhos e deixou de herança para o neto o dedo em riste para acusar, delatar ou discursar. Com certeza já havia mandado fazer um patuá tão poderoso quanto o que carregava no peito para proteger seu neto.
Enfim... apesar dos pesares morreu uma legenda da política. E a semana pesada que acabou. Isso é bom porque demonstra a verdade do dito "não há bem que nunca se acabe nem mal que nunca termine".

sexta-feira, julho 20, 2007

Amizade

Amigos queridos, desejo neste dia da Amizade que todos vocês sejam muito felizes, amo vocês de coração. Mil beijos

ACM

Antonio Carlos Magalhães está doente. Desde o dia 13 de julho está internado para tratamento de problemas cardíacos e renal. Quis fazer o registro pois durante muito tempo este foi o coronel do Brasil, detinha poderes, mandava e desmandava, muita sacanagem política fez e deve ter acobertado, agora deve estar revendo seu comportamento, sua vida.

Vôo 3054

Não quero falar nas coisas que aconteceram, nem especular se ouve falha humana ou mecânica. Não vou falar que foi desrespeito por demais com os familiares deixá-los esperando horas e eles ficarem sabendo a lista de passageiros pelo rádio. Enfim, não quero falar da dor. O momento é de silêncio, é de reverência as vítimas e de reflexão sobre o porquê da pista ter sido entregue antes do prazo previsto. É necessário refletir sobre o motivo pelo qual alguns pilotos reclamaram da pista e por que ela não foi fechada. E se havia defeito no avião, porque mantinham ele voando?
Aos familiares, eu enquanto gaúcha e brasileira, peço desculpas. Peço desculpas por o meu país ser o país do jeitinho, por as pessoas acharem que o jeitinho ajeita tudo, por a lei do Gerson - de levar vantagem em tudo- ser uma constante e vir sempre antes de qualquer outro pensamento.
Eu não penso assim, mas a maioria pensa e outra parte sente-se impotente para fazer alguma coisa. Quem sabe diante de uma tragédia como esta as pessoas não se mobilizem e hajam para que tudo isto mude realmente?

segunda-feira, julho 16, 2007

Panamericano

Não gosto de assistir jogos na televisão. Quem me conhece sabe que na beira do campo de várzea a torcida é toda minha. Sim xingo juiz, torcida adversária, adversários, enfim. Até assisto jogos de decisão na tevê junto com os amigos, quentão e pipoca, mas sozinha ou jogos corriqueiros não é muito minha praia.
Assistindo a cobertura do Panamericano lembrei de quanto gostava de assistir a ginástica olímpica na televisão. Adorava aquelas meninas magrelas e pequenininhas fazendo mil contorcionismos dentro de um maiô mega colorido. Lembrei das russas, que eram as melhores na ginástica. Lembrei de uma vez que assisti um ballet maravilhoso na televisão. Hoje não tem mais isto, até os desenhos animados não têm graça. Mas não foi sobre isto que vim escrever.
Vim falar de como gostei de ver a ginástica artistíca masculina. O nome da tarde de sábado foi Vítor Rosa, que apesar de ter fraturado o dedinho, em sua segunda apresentação, não deixou pra lá e concluiu o circuito tirando ótimas notas em suas exibições, mesmo com a expressão de dor.
Foi muito bom ver que o Brasil tá no páreo e fazendo bonito. Torci muito por eles, mais do que num jogo de futebol. Pra confessar pra vocês, ontem não assisti a decisão contra os hermanos. Claro queria que o Brasil ganhasse, mas a seleção do Dunga não me convenceu, embora tenha ganho a Copa América.

sexta-feira, julho 13, 2007

Política

Minha vida está um pouco de pernas pro ar, como já disse, saiu 6h30min da manhã e volto pra casa só lá pelas 19h. Por conta disso não tenho acompanhado muito o noticiário televisivo, mas tenho tenttado me manter informada sobre o Brasil e o mundo pela internet e coisa assim. Soube que Roriz renunciou e que Renan preferiu não conuzir uma votação devido a protestos que seriam feitos, mas o pior é saber que além de não renunciar, não há como tirá-lo da presidência do senado. Nenhum senador da República quer se queimar e meter a mão nesta sujeira toda. Como sempre o povo segue decepcionado e sem esperança de que as coisas mudem. Depois de fazer uma enquete percebi que muitas pessoas querem que o presidente do senado renuncie por acreditarem que isto daria credibilidade ao congresso. Alguns chegam a dizer que já está udo mais que provado e que Calheiros deve pegar suas coisas e abandonar a política. Outros falam sobre a incoerência do PMDB. No entanto, apenas uma das entrevistadas, inclusive me surpreendeu por ser uma guria bem jovem, falou que a renúncia só beneficia os políticos. Ela sugeriu que se criasse uma lei que impedisse que os deputados, senadores, vereadores prefeitos, etc utilizassem a renúncia para se beneficiar e não perder os direitos políticos se cassados. Mas esta mesma menina não acredita que exista uma punição pra os corruptos.
O povo está perdendo a esperança.

Ainda o frio

Depois do post anterior, lembrei de outra palavra muito usada aqui no Sul que também significa estar com muito frio, que é encarangar. Ontem eu estive durante todo o dia encarangada de tanto frio, imaginem vocês que fez, em Pelotas às 7h da matina -3º?
Agora imaginem a paulista que tá aqui em Rio Grande trabalhando conosco no jornal? Não sabe mais o que fazer e nem o que vestir. Resultado... tá encarangada.

quinta-feira, julho 12, 2007

"Frio de renguiar cusco"

Eu admiro as pessoas que às 6h e pouco da manhã estão felizes, contentes e contando piadas. Mesmo que estás seis e alguma coisa sejam num dia muito frio, dia de um grau negativo, sim -1º, com campos branquinhos de geada. Mesmo assim as pessoas estão lá no ônibus contando as piadas que receberam por email, dando risada como se não estivessem com frio. E eu lá, toda "intanguida" - esta deve ser uma palavra que só se usa no Rio Grande do sul, por isso aí vai a tradução, intanguir é estar com tanto frio, tanto frio que a pessoa fica encolhida e cada vez vai se encolhendo mais. Mas eu realmente tenho uma certa dificuldade de acordar cedo, e com frio então esta dificuldade fica ainda maior.
Concordo que ver o espetáculo que a natureza proporciona ornando os campos verdes em esculturas brancas compensa, mas... mesmo assim eu prefiro a minha cama.
O mais interessante de tudo isto é que há tempos eu não lembro de um frio tão intenso. Esta coisa de sentir necessidade de luvas, tocas, cachecóis e mantas era uma lembrança remota da infância e da juventude, quando para colocar o nariz pra fora primeiro precisava colocar muitas peças de roupa até ficar duro. Sair pela manhã da cama era um suplício e para soltar fumaça pela boca não precisava estar fumando.
Estes últimos dias aqui nos pampas têm sido assim, uma volta ao passada, ou uma volta do inverno com temperaturas negativas e pastagens brancas de geada. Fioc pensando no pessoal que vive nas ruas, que não tem cobertas, roupas ou comida quente. Porque o frio abre o apetite, o corpo pede mais fontes de energia para manter a temperatura.
Até os cachorros precisam de agasalhos, pois do contrário a máxima se confirma. O frio de renguiar cusco - outra expressão nossa, na verdade bem mais gaudéria do que outra coisa, que nada mais é que uma constataçãode que quando está muito frio o cusco (cão) encolhe uma das patas - tá aí, agasalhem-se.

terça-feira, julho 10, 2007

Trabalho no Jornal Rio Grande

Estou trabalhando, depois de algum tempo parada, fazendo trabalhos burocráticos e massantes, agora comecei a produzir matérias. Por enquanto a coisa está engatinhando, o jornal está se reestruturando, começa a ser bissemanal. Visitem http://www.jornalriogrande.com.br/.
Eu estou gostando demais, o grupo de trabalho, mais duas jornalistas e o chefe, são muito legais.
Logo-logo volto com meus comentários.
Falando nisso, hoje, dia da Pizza o caso do senhor Renan Calheiros foi arquivado, quem imaginaria não?!

segunda-feira, julho 02, 2007

Bezerras e bois

Dizer mais uma vez que... o congresso nacional é uma VERGONHA, seria por demais repetitivo. Mas não tem como deixar de se indignar, irritar, revoltar e querer brigar. Eu conheci uma piauense que morava em Brasília há muito tempo. Esta mulher era muito gente boa, seu nome era Clotildes Maria e, desde aquela época 1997 ou 1998, ela já dizia que Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal, não prestava. Mas... nem todos pensam assim e ele aproveita da ingenuidade dos eleitores para ir chorar no púbito do congresso questionando se "um senador da República não pode pedir um empréstimo a um amigo?".

O presidente do senado Renan Calheiros afirma que pagou suas "dívidas" com alguns bois que vendeu, mas os números, inclusive com cifrõe$$$ não provam isso.
Em resumo... a coisa virou uma avacalhação!!!!

Um mondo interessante

Tem um outro amigo querido que também tem um blog, um blog que reflete todo o seu MONDO CARECONE. Ele escreve poesia, algumas coisas fortes no Diário de um louco (que eu adoro!!), enfim... Apareçam por lá, e comentem, não se acanhem não. É bom saber que a nossa "voz" tá chegando em alguém.

Novo Blog

Um grande amigo está com um blog. Demorou bastante, mas agora ele resolveu dar o pontapé inicial num blog podre de chique bilingue. Quem tiver interesse de ler algumas impressões que este maluco tem do mundo aparece por lá.