sexta-feira, setembro 29, 2006

Porque homossexualismo ainda não é visto com naturalidade?


Porque é que casais homossexuais na televisão chocam tanto? De onde vem a certeza que entre gays, que um casal gay, melhor dizendo, se trata de cara e entre lésbicas elas ficam se tocando e se beijando toda a hora? Ontem mais uma vez um autor de novela, sem a menor autonomia, colocou no ar um casal gay. Detalhe os namorados não se viam há dois meses e quando um diz ao outro que sentiu saudade, que sentiu falta do outro, o que está ouvindo fica meio sem graça, um pouco constrangido. O cara, pelo menos eu ouvi, pediu um beijo, mas o máximo de intimidade permitida entre homens é um abraço, nada amoroso, daqueles onde um pega o outro por debaixo do braço, sabem?, só faltou dar uns cascudos, para parecer mais masculino.
Vejam bem, não estou criticando a atuação dos atores, tampouco a construção das personagens de Manuel Carlos, embora haja muitas coisas com as quais discorde. Estou sim, criticando o fato da hipocrisia do povo não permitir que esse assunto seja tratado realmente com naturalidade. Qualquer casal de namorados - hetero ou homo – que fica duas semanas sem se ver quer é ficar junto, abraçado, se beijando, fazendo sexo ou amor – como o autor prefere. Mas o que se vê na televisão? Um chama o outro de CARA, sempre a cada frase, como se o cara não tivesse um nome, como se na intimidade do quarto deles não existisse a cumplicidade natural de duas pessoas que se amam e se chamam naturalmente por apelidos carinhosos.
Tratar o homossexualismo de forma natural, fazer com que os homens demonstrem carinho não é necessariamente fazer do tema uma caricatura. Não são apenas os travestis, que na opinião de muitas pessoas não passam de “BICHAS LOUCAS E ESCANDALOSAS”, que demonstram carinho e tesão. Gays sentem tesão por outros homens. Ficou chocado? Pois é, parece que ninguém sabe disso quando o tema já foi tantas vezes mal tratado pelas novelas e pela população. O preconceito com o tema começa quando o Edson Celulari, que é um galã (para a maioria das mulherzinhas que gostam dos bons moços), por ser um galã, um pai de família e representar um militar não pode ser um gay na novela das oito - nove. Quer dizer, milico não é gay, mas pode deixar a mulher e o filho para correr atrás de outra?
Um dos melhores papéis de homens gays no cinema foram representados por atores considerados até certo ponto galãs. Na minha opinião Antonio Banderas, em A Lei do Desejo, de Pedro Almodóvar; e Cuba Gooding Junior em Melhor é Impossível; fizeram muito bem o seu papel, sem caricaturas, com beijos (no caso do Banderas) e representação de relações sexuais muito verdadeiras.
Essa cultura machista e preconceituosa disfarçada de modernoza me dá é nojo. Porque enquanto a irmã e uma amiga do casal gay fala com naturalidade para um outro amigo do namorado do cara e o amigo recebe com muita naturalidade o fato, o casal está em casa a sós sem a menor naturalidade, sem intimidade e a maior parte da cena eles estão distantes pelo menos meio metro um do outro. Que espécie de não preconceito é este?
Fico imaginando a cláusula do contrato da novela:
Cláusula 35 – É permitida a presença de casal homossexual masculino nos capítulos da novela desde que:
Parágrafo 1 – Eles não demonstrem qualquer intimidade, não existirá beijo e os abraços serão tipo aqueles que os homens dão nos amigos depois das práticas de esportes em que apenas um tronco toca o outro.
Parágrafo 2 – Eles não terão apelido carinhosos.
Parágrafo 3 – Eles ficarão dois meses sem se ver e os presentes que um dará ao outro será camisas.
Parágrafo 4 – Eles poderão ter um gato como animal de estimação.
Parágrafo 5 – Eles só aparecerão juntos em um número xis de capítulos e isso quando a trama já estiver bem avançada.

O homossexualismo feminino é tratado com mais naturalidade porque? Porque mulheres costumam ir juntas ao banheiro e não têm vergonha de demonstrar carinho que têm ou porque na verdade muitos homens têm como fantasia sexual duas mulheres juntas?? Tá bem, foi forte, um pouco preconceituoso e generalizou, mas é só para que você que leu esse texto, e chegou até aqui pense como foram tratados os casos de lésbicas na televisão, como foram visto os selinhos dados por personalidades femininas em outras mulheres e como todos ficam chocados ao saber que o John Travolta beijou um cara ou que o Mion e o Cazé se beijaram no VMB. Qual é a diferença? Gays ou lésbicas não é homossexualismo? Não deve existir preconceito em nenhum dos casos, ambos devem ser tratados com respeito.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Cárcere privado, liberdade sem cuidados

Cárcere privado num local com espaço reduzidíssimo e em condições subumanas é muito ruim. Porque isso impede as pessoas de crescer e fere a constituição. É um horror saber que um pai ou uma mãe mantém os filhos presos sem direito a escola, sem poder sair à rua brincar, ter amigos ou vida social. Para um pai e uma mãe isso é uma faca de dois gumes já que em muitas situações, principalmente na pobreza, os filhos estando na rua estão expostos há uma gama de perigos e violências.
Óbvio que não se pode deixar que coisas como esta aconteçam, mas por outro lado não se pode permitir o que acontece em muitas vilas e bairros pobres, as mães e os pais sem trabalhar e os filhos soltos pelas ruas expostos aos perigos do trânsito, das doenças (por causa da falta de cuidados), as drogas e ao tráfico, a todo o tipo de violência e de assédio que uma criança pode sofrer e ficar tentada a aceitar, já que vive na miséria e não teve uma formação moral e nem estrutura familiar que lhe desse uma boa base para enfrentar as dificuldades do mundo.
Prender os filhos em casa e impedi-los de conhecer o mundo não é menos cruel, mas foi a maneira que um homem leigo e talvez sem a capacidade de perceber o mal que estava fazendo encontrou de proteger as filhas. Devemos nos lembrar que Caxias é uma das campeãs de violência no nosso Estado. A condição de vida daquela família é bem crítica, o bairro e a casa são pobres. Não estou defendendo a atitude, só não quero deixar de considerar que a intenção era a de proteger. Quantas vezes um pai e uma mãe não erram tentando acertar? Há que se investigar se as meninas não sofriam abusos sexuais e maus tratos, é claro.
Mas também acho necessário saber porque que as famílias que recebem bolsa escola e têm seus filhos soltos pela rua, sem estudo, sem cuidado não perdem o pátrio poder? Como é que uma mãe de 15 filhos que tem uma casa sem a menor condição de higiene com vários filhos fora da escola, alguns doentes graves não perde o direito sobre os filhos? Não perde porque? Porque os filhos não estão presos? Não é muito pior ver e saber que estas crianças estão envolvidas com drogas, estão pedindo nas ruas (teoricamente sem precisar, já que tem o bolsa família e casa), estão expostas a uma série de perigos, ao contrário do que ocorreria se estivessem em casa junto dos pais, ou talvez até com eles trabalhando?
Não, nem oito nem oitenta. O meio termo, o certo é que deve ser feito. No entanto o que vejo na maioria das vezes são dois pesos e duas medidas. Para que o Juizado de menores faça algo é preciso uma denúncia, mas vendo as crianças nas ruas, com fome e sujas já não é denúncia suficiente?
Ah! Eu estou mesmo é muito cansada destas coisas. Agora domingo nós vamos votar, vamos eleger os nossos representantes, mas não tenho muita esperança, aliás, tenho praticamente nenhuma.
O que foi feito efetivamente até agora? O que nós vamos fazer já que estamos vendo tudo isso o dia todo?
Eu li outro dia num lugar que “calar é omitir-se e compactuar”. Eu estou denunciando. Peço que o Juizado faça visitas sistemáticas aos bairros e vilas de Pelotas, que recolha as crianças que andam de pés descalços e nariz “ranhento” nas ruas da cidade, investiguem quem são seus pais e mães e o que fazem e porque permitem que seus filhos estejam naquele estado soltos por aí. Sugiro também que recolham os benefícios e a graninha que estas famílias recebem para manter seus filhos na escola e ajudar nos cuidados, já que não estão usando esse dinheiro para isso.

terça-feira, setembro 26, 2006

O videogame que mata

Confesso, não sei jogar videogame. Não sei, nunca aprendi e não consigo me imaginar ficar horas e horas na frente da tevê apertando um botão que não vai resultar num texto ou em alguma coisa que eu possa usar mais tarde. Quando eu era criança os videogames eram caros, o mais perto que cheguei de um foi jogar uma vez o come-come ou aquele dos aviõezinhos no aparelho do meu primo mais velho, que era um “atari” (se não me engano). Quando meu irmão caçula ficou um pouco mais grandinho ganhou um que dividia com o mais velho (que joga intermináveis partidas de futebol e outros temas no computador), mas eu nunca cheguei perto do “bichinho”. Mas, há um tempo atrás uma sobrinha “postiça” tentou me ensinar a jogar o super Mario´s. Só que eu sou por demais descoordenada e sem a menor paciência de apertar os botõezinhos, aqueles.
Até não acho que todos os adolescentes que gostam ou são viciados em jogos eletrônicos são assassinos potenciais, no entanto existem pré-disposições de cada um - isso sim pode fazer com que alguém saia por aí matando as avós, mães, filhas, pais e colegas de escola. Porque soma se a pré-disposição o estresse diário e a desmantelação da família - não do casamento, mas da família, dos cuidados que os membros do mesmo clã tem uns com os outros, do carinho, da fraternidade, da troca e do crescimento que ter laços ocasiona.
Em alguns lugares há jogos proibidos para menores de 18 anos. Existem também conselhos que são contra os videogames. Óbvio que - como tudo o que é DEMAIS - pode fazer mal, mas não dá para generalizar. E ao mesmo tempo é necessário investigar os benefícios e os males que uma vida inteira dedicada a videogames pode causar.
Os pais devem envolver os filhos em atividades culturais e sociais, além da convivência com um tempo qualificado.
Vocês devem estar pensando que eu endoidei, mas não, apenas fiquei chocada ao ler a notícia de que um jovem de 25 anos matou a socos a filha de um aninho, porque ela derrubou o seu videogame. Isso me fez pensar no quanto uma coisa inofensiva como um jogo, feito para a distração e a diversão pode causar uma tragédia como esta.
Não, não quero dizer que violência é coisa de homem, apesar de saber que existem evidências, porque não quero generalizar. Quero dizer que, na verdade o que me parece são que os valores das pessoas, aqueles de certo e errado, de grave e leve não existe mais. Gentes matam por qualquer banalidade é homicídio por brigas de trânsito, por causa de grana, e uma inumerável quantidade de outras banalidades.
Como disse o Pablo outro dia, não exatamente nestas palavras, “a humanidade ta matando o mundo”.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Dafur

Não é possível deixar de se comover com os relatos e com os desenhos. É impossível saber que tudo isso ocorre sem se chocar e sem achar absurdo que a ONU não tenha feito nada, porque são necessários 23 mil soldados. Não há possibilidade de não condenar todos os outros países e nações do mundo que enviaram soldados para o Iraque, para uma guerra que não era sua, abrindo possibilidades para ataques terroristas, mas que não se sensibilizaram com todas as barbaridades que estão acontecendo com mulheres e crianças em Dafur.
Não é necessário falar inglês para ler as legendas dos desenhos e entender o que diz.
Quando é que o mundo vai lutar pelo que interessa de verdade? Eu já mandei um capacete azul para lá. No site eles estão recolhendo adesões, o objetivo são 23 mil, o mesmo número de soldados que a ONU diz ser necessário para uma intervenção lá.
Por isso, vai lá e doa um capacete azul, conhece a história do povo de Dafur. Se a gente pode fazer alguma coisa é isso, não ignore o apelo deste povo.
A dica foi do Pablo.

Um jornaleiro contra as "donas da verdade"

Um jornaleiro gaúcho não vende mais em sua banca as revistas Veja e Isto é. Fábio Marinho explica que sua atitude foi tomada pela maneira desrespeitosa que as pulbicações tratam os presidentes Hugo Chaves e também o presidente Lula. Estes fatos foram os que iniciaram a idealização do boicote. Ele lamenta que outros colegas não tenham aderido ao protesto. “Se um número significativo de jornaleiros se der conta da sua responsabilidade na indústria cultural e passar a boicotar publicações que não cumprem com sua função de bem informar o público, talvez estes veículos repensem suas posições porque que a sociedade civil vai dizer claramente que não acredita mais neles.”
Esse cara tá certo e como uma das reclamações é de que poucas pessoas sabem do boicote eu resolvi aderir a causa dele e divulgar que um jornaleiro está contra as todas poderosas da semana.

terça-feira, setembro 19, 2006

O Papa Bento não É pop

Enquanto João Paulo II através do seu trabalho no Vaticano tentava unificar os povos e espalhar a paz o seu substituto Bento XVI acabou foi dando uma bola –de canhão – fora. Com a citação do imperador cristão Ortodoxo Manuel II: “mostre-me tudo o que Maomé trouxe de novidade e encontrarás apenas coisas más e desumanas, como sua ordem de espalhar com a espada a fé que ele pregava”, o Papa deu foi mais munição para os extremistas muçulmanos, que há poucos meses protestaram e promoveram atentados devido à divulgação de uma charge onde um dos personagens era o profeta Maomé. A citação faz parte da aula magna ministrada por Bento XVI na faculdade onde lecionava na Alemanha. Embora as palavras não sejam suas e a intenção não seja anti-semita uma declaração destas, proferida por um cristão ortodoxo num período de guerra, só contribuiu com a argumentação utilizada por grupos extremistas que defendem que a fé, a “guerra santa” e que o ocidente e o oriente continuem distantes religiosa e culturalmente.
Além das palavras utilizadas no pronunciamento a atitude de Bento XVI em não se retratar pública e pessoalmente foi vista com antipatia. Os líderes muçulmanos exigem um pedido de desculpas público e não através dos canais oficiais do Vaticano. Grupos extremistas islâmicos, como a Al Qaeda, fazem ameaças contra o Papa.
Na sexta-feira uma igreja da Cidade de Gaza sofreu um atentado à bomba. A Al Qaeda disse que continuará com a “guerra santa” até derrubar os muros de Roma. Na tentativa de reverter à situação o Pontífice terá uma reunião com líderes religiosos, incluindo muçulmanos e judeus. É a retomada das reuniões inter-religiosas, que buscam o diálogo com outras religiões.
O papa Bento XVI não tem o mesmo carisma de João Paulo II, que era respeitado por todas as pessoas, era querido. Seu pontificado é marcado por sua personalidade mais tradicional. A sua nacionalidade acaba sendo usada com preconceito em situações delicadas como esta, quando o partido governista da Turquia o comparou a Hitler e também a Mussolini. O papa é, segundo a religião Católica o representante de Deus na terra e como tal não pede perdão, portanto deveria ter tido mais cuidado com suas palavras estando o mundo na situação como está.
O povo do Oriente Médio é um povo sofrido, que desde que me conheço por gente está em guerra, onde muita gente morre em nome de Deus, em nome de uma causa. Não devemos menosprezar as suas vidas e as crenças só porque não temos a mesma fé. Não é justo punir toda uma população por causa de extremistas. Seria como penalizar todos os alemães pelas loucuras de Hitler. Estamos todos agindo errado, porque quando falamos da situação do Oriente Médio não vemos aquelas criaturas como seres humanos iguais a nós, olhamos, sim, para eles como os muçulmanos, os xiitas, os extremistas, os fanáticos religiosos, os seguidores de Bin Laden. Enquanto essa forma de enxergarmos as outras culturas e crenças não mudar, nada mudará realmente.
Não podemos forçá-los a ver o mundo a partir da nossa visão, pois assim estamos cometendo o mesmo erro que eles. Enquanto nós os vemos como fanáticos religiosos, eles nos vêem como pecadores incorrigíveis. Da mesma forma que Bush se considera o enviado de Deus e o próprio Papa não tem a humildade de perceber que ele é um homem igual a todos os outros falível e mortal eles acreditam que é sua missão “faxinar” o mundo, livrando a terra de criaturas que entram numa guerra com o único objetivo de incorporar mais poços de petróleo aos tantos que já possui.
Jesus Cristo - o filho de Deus, que, segundo a Religião Católica, foi sacrificado pelo próprio Deus para salvar a humanidade – pregava nas ruas, jamais pediu uma moeda pelos seus milagres e pregou ao mundo o amor ao próximo como maior Lei de Deus. O Papa como seu servo deveria, a partir desse episódio, citar somente as palavras de Jesus, assim não incitará a guerra, mas sim a que todos dêem a outra face.

Alckmin não é capaz de decidir entre o PSDB e o PP

Investigações mil no Congresso Nacional. O Distrito Federal está como uma zona de guerra onde tucanos, petistas e toda a sorte de siglas se digladiam na dança das cadeiras. Agora surgiu um dossiê contra os candidatos Geraldo Alckmin e José Serra, envolvendo-os ao esquema das sanguessugas. Dizem que contra fatos não há argumentos, a menos que os investigadores sejam aqueles da CSI. Mas não, os investigadores geralmente não têm a menor idoneidade, isso quando não estão envolvidos até a raiz dos cabelos nos estratagemas de corrupção que destroem nosso país.
Como acreditar num candidato que no mesmo dia está no horário eleitoral de dois candidatos ao governo do Estado por partidos diferentes? Seu Geraldo Alckmin - o cara sério da política - é este sujeito, que participa dos comícios da sua companheira de partido Yeda Crusius e também participa de carreata e sobe no palanque ao lado do Candidato, ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, pelo Partido Progressista (PP) Turra. Ele disse para os eleitores, garantindo o seu é claro, que os eleitores gaúchos devem votar na Yeda porque ela é uma mulher de fibra, e foi mais longe comparou a candidata a Ana Terra, personagem de Érico Veríssimo. Depois, em Passo Fundo, cidade vizinha ao município natal do candidato do PP, ele disse que está com Turra. Ainda bem que Alckmin não vota aqui no estado, se não seu voto seria anulado.
Alguém, vendo isso no horário eleitoral gratuito, consegue acreditar que o candidato à presidência pelo PSDB é tão “limpinho”? Eu não. Para mim quem não pode optar entre um candidato devido a possível perda de um partido apoiador não será um bom administrador, porque fará tantas concessões quanto fazem e fizeram todos os políticos até hoje. É claro que a diplomacia é necessária para assegurar o bom desenvolvimento do país, mas negociatas de cargos e ministérios é justamente o que os partidos, quando na oposição, tanto condenam. Coerência, bandeira defendida pelos candidatos, é DIZER uma coisa e FAZER essa coisa conforme o que foi dito. O Alckmin, pra mim, já não está sendo coerente.

Bobagem de político

Enquanto um fala que “garantirá” Direitos Humanos pra ti e pra tua família, outros dizem que, estando no Congresso Nacional ou na Assembléia Legislativa, irão criar empregos. Daí eu me pergunto: _ Criar empregos como? Pra quem?
Com certeza criarão alguns empregos para ele próprio, como parlamentar, e para a sua família e amigos, que serão assessores.
Quem é que seleciona os candidatos a candidatos? Será que entre todos os que aparecem não tem ninguém que saiba o que é um deputado? Pra que serve e o que faz? Não podem saber pra dizer tanta bobagem no horário político.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Dia do Perdão

Eu pensei tanto neste dia. O dia do Perdão, o dia de oração pela paz. Porque na verdade se nós perdoarmos a todos que nos magoaram ou fizeram mal e aquelas pessoas que nos fizeram alguma coisa foram perdoadas por nós não haveria motivos para discórdia, guerra, violência e maldades. Hoje vou pensar neste dia do PERDÃO, vou tentar perdoar tudo o que me dói. Não sei se vou conseguir, mas tentar já é um passo né?

quinta-feira, setembro 14, 2006

O nome do jogo é jogo e eu tenho que dizer 6 coisas a respeito da minha persona

Entonces lá vai:
1. Eu sou o tipo de pessoa que se angustia, se envolve e se estressa com uma facilidade muito grande. Além disso, também choro com a mesmíssima facilidade. Por conta daquela angústia altero a voz pra um milhão de decibéis e para um tom que é agressivo e isso acontece sempre, mesmo que eu não queira agredir ou magoar o outro. Por isso tudo preciso me policiar 24 horas por dia, porque tudo isso acontece comigo até em sonhos e se isso me perseguir não me tornarei uma pessoa melhor e eu realmente quero me tornar melhor, mais meiga, carinhosa, afetiva e sem estresse. Ah! Se alguém me diz escolhe o programa ou o filme, eu escolho e não aceito reclamações, afinal era para EU escolher!
2. Sou chorona. Aaahhhh! Eu choro por qualquer motivo. Eu choro assistindo o chaves, comercial, enfim. No cinema saiu sempre com os olhos borrados e normalmente vou assistir aos filmes sozinha. Toda a vez que converso com minha mãe sobre algum defeito meu, de todos os milhares que tenho, acabo com as lágrimas escorrendo pelo rosto.
3. Sou muuuiiitoooo chata! Faz parte da minha personalidade e da minha mania de organização. Gosto de tudo feito com antecedência, com responsabilidade e limpo. Dizem que tudo isso é característica do signo de virgem, pelo zodíaco. Mas... Eu acho que é uma mistura de tudo. Minha mãe tinha mania de limpeza e arrumação. Eu não gosto que tirem minhas coisas do lugar, não me importo que usem, mas TEM QUE COLOCAR NO MESMO LUGAR!
4. Adoro dormir, na verdade dormir, comer e beber. Fico tranqüilamente sem fazer nada, só vendo a sessão da tarde e comendo pipoca sem problemas. Tá bem, quando vai escurecendo toda aquela pipoca vira angústia, aperta o peito (e não são gases hahahaha) e eu fico com uma CULPA do cão, me sentindo a pior das criaturas, mas daí, antes de dormir eu sempre leio um livro. E na minha opinião a leitura compensa um dia de ócio.
5. A minha condição de chata e cdf me fez deixar todos os namoros de adolescentes trancados na gaveta. Aliás, não permitiu que eles acontecessem. Toda a semana eu me apaixonava por um guri diferente, mas... nada se concretizava e na semana seguinte era a vez do próximo amor da minha vida chegar. Numa avaliação final, agora, ao 29 anos, descobri que estudei bastante, mas não sou um GÊNIO portanto... deveria ter namorado mais.
6. Não penso em doenças ou na morte nunca, a não ser que me dê um pânico no meio da noite. Nestas noites geralmente acordo de madrugada por causa de pesadelos! Gosto de animais, mas confesso que tenho um pouco de medo de tocar neles, mesmo os pequenos. Gosto muito de cozinhar, principalmente se for doces, sobremesas e comidas que não são do cotidiano. Me perco dentro de bibliotecas e livrarias, e esqueço da vida. Quero encontrar meu amor verdadeiro, já o encontrei aos pedaços dentro de um e outro, mas espero que algum dia ele esteja todo juntinho dentro de uma só criatura, com quem eu terei filhos (espero que não demore afinal, eu já estou com 29, até namorar 30, até morar junto ou casar 31, até ter filhos....). Bebo tudo o que for líquido menos bebida de mulherzinha (leia-se bebidas doces, cheias de açúcar e etc.). Meu cabelo é vermelho e está a melhor cor para mim, mais do que o tom natural que Deus me deu. Gosto de tatuagem, tenho um pouquinho de medo da agulha. Tenho uma e pretendo fazer outras, quando tiver $$$$. Não gosto de tênis ou sapatos sem salto alto. Hum..... sei lá. Ah! Sou completamente doida na maioria das vezes.


Pra fazer o jogo eu indico a Thata, hum... a Ione... a Milene, Ad Infinitum.

Direitos Humanos

Não vejo tudo quanto gostaria de ver e o pouco que vejo não me agrada muito. Não porque não existam belezas na natureza, mas sim porque o homem se acha muito melhor que qualquer outra coisa neste mundo. Alguns chegam a se achar melhor que outros homens. Nesta faixa de megalômanos que SE ACHAM estão alguns candidatos. Tem um que concorre a deputado federal pelo Rio Grande do Sul que é absurdo as coisas que diz. Seu discurso é de que na Câmara Federal irá defender os Direitos Humanos “para você e a sua família”. Conforme seus argumentos bandidos não devem ter direitos. Ontem mesmo, no horário eleitoral (não tô conseguindo evitar e tenho visto vários dias), ele citou o caso de um deficiente físico que foi espancado quase até a morte. Depois de contar a história a criatura perguntou: “cadê os direitos humanos?”.
Eu respondo. Cidadãos que são agredidos, assassinados, estuprados, precisam de JUSTIÇA e não de Direitos Humanos. As ONG’s que representam este movimento em defesa das pessoas que tem seu direito violado partem do princípio básico e óbvio de que TODOS OS SERES HUMANOS têm esse direito. Geralmente acolhem denúncias em instituições públicas onde os cidadãos estão sobre a guarda do Estado.
Os detentos, menores infratores, órfãos e outras tantas minorias apenas fazem valer o respeito que merecem. Embora tenham cometido um ato ilícito e criminoso, muitas vezes com requintes de crueldade e extremamente desumano, não podemos tratá-los como coisas ou estaríamos incorrendo no mesmo erro deles e passando por cima do julgamento e das leis criadas por nós mesmos. Os trabalhadores devem ser tratados conforme a Declaração dos Direitos do Homem, com respeito a sua condição humana, portanto não pode ser escravizado, por exemplo. Mas pra estas pessoas que estão mais interessadas no seu BEM isso é irrelevante, o importante mesmo é o discurso bonito com rimas para impressionar os eleitores.

“Morreu na contra mão atrapalhando o tráfego”

O que é que dá nos motoristas quando chove? Não sei se em todos os lugares é assim, mas aqui na pequena Pelotas as criaturas se enlouquecem ao ver uma nuvem escura no céu. As ruas não são as melhores, os semáforos não são sincronizados, no entanto se há uma coisa que não existe é o tão famoso engarrafamento que “atravanca o progresso das grandes cidades” (progresso do trânsito). Ao contrário existem sim vários motoristas incompetentes que ao perceber um pingo no pára-brisa começam a correr e dirigir feito loucos como se ELES é que estivessem se molhando.
Quando o sinal abre e por algum motivo o carro da frente não segue todos começam a buzinar. Seja se o automóvel da frente parou porque havia pedestres passando ou porque despreparado deixou o veículo apagar. Se existe um buraco na pista e o outro carro esta desviando sempre vem um motociclista ou um outro apressadinho que ultrapassa em alta velocidade, tanto pela direita quanto pela esquerda – isso é um detalhe sem importância.
Na frente das escolas particulares, sim nas particulares porque nas públicas as crianças vão a pé ou de ônibus – dificilmente de carro, sempre, SEMPRE tem fila dupla. Às vezes me parece que as crianças das escolas particulares têm dificuldade de locomoção, pois não podem caminhar alguns passos além do portão da escola para entrar no carro do pai ou da mãe.
Numa pista de mão dupla a regra é de que para dobrar num cruzamento o veículo deve manter-se no meio da rua, dando preferência aos carros que vem. Mas isso parece muito difícil para os motoristas daqui, muito, ou eles buzinam ou ultrapassam a toda. Uma coisa completamente idiota.
Acrescente a todas estas besteiras que ele fazem no trânsito nos dias normais a chuva fina ou uma chuvarada. Perceberam como é né?
Acho que é por isso que eu não consigo tirar minha carteira, não tenho toda essa pressa na vida. Vai saber se no meio disso tudo, desta pressa não morre um de ataque cardíaco ou mal súbito com o volante nas mãos? Ao fundo a melodia do Chico “... morreu na contra mão atrapalhando o tráfego...”.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Coronel Guimarães 14111

É estranho como alguns números perseguem um cidadão sua vida a fora. O Coronel Ubiratan Guimarães foi responsabilizado pela Justiça no seu primeiro julgamento como responsável pelo comando da invasão do Carandiru no qual resultaram 111 mortes, TODAS DE DETENTOS. Na noite de domingo ele foi encontrado morto com um tiro no abdômen. Quando li a notícia a primeira coisa que me veio foi: hum! A namorada deve estar envolvida! Garanto que é uns 20 anos mais nova que ele (que tinha 63 anos). Logo em seguida achei que estava sendo extremamente preconceituosa e comecei a pensar nos inúmeros inimigos que um homem como o CORONEL devia ter.
Muito bem, como houve discussão a moça é suspeita. Ela é advogada, tem 42 anos e chama-se Carla Cepollina.
Ubiratan Guimarães velado no dia 11. Será que o 11 e o 111 são números cabalísticos?
Para ele foram.
PS.: O Pablito me lembrou que um certo “cabiludo” disse em tempos longínquos que “quem vive pela espada morre por ela”.

Conversa de rua

_ Tá bonito hein veio!
_Vou a um enterro!
_ Hãn!?
_ Vou ao enterro de um amigo meu que morreu em Canguçu.
_ Mas ele não vai te ver.
_Mas ele era meu amigo!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Homenagem às vítimas do Tio Sam

Hoje com certeza o noticiário televisivo, os jornais e toda a sorte de publicações irá falar no 11 de setembro de 2001. Farão retrospectivas, falarão de cada descoberta, de como as torres do World Trade Center caíram, quantas pessoas morreram, quantos terroristas estavam a bordo de cada um dos aviões e como aquele avião que caiu na Transilvânia foi abatido. Serão feitas orações mundo à fora para as vítimas. Mister Bush com certeza fará um discurso inflamado dizendo que Osama Bin Laden é a própria personificação do capeta e que o Oriente Médio com todo o seu petróleo são uma ameaça para o mundo e que ele, como todo o Megalomaníaco arrogante, é o enviado de Deus para uma nova cruzada do bem contra o mal – leia-se mal todo aquele país ou nação que tiver riquezas minerais e não permita que o Tio Sam o explore, tais como Irã e Cuba.
Sou totalmente contra a violência, principalmente por em atentados como estes as vítimas geralmente são inocentes, assim como nas guerras. No entanto a destruição de duas torres em Nova Iorque não é sequer um décimo da destruição promovida pelos Estados Unidos em países como o Iraque, o Afeganistão, o Golfo. Além da ação direta dos seus soldados nas “terras inimigas” o país do Bush também ajudou a financiar em cash e em armamento outras disputas.
Minha homenagem é as vítimas de todas as guerras promovidas diretamente ou não pelos Estados Unidos. O atentado de 11 de setembro é só uma conseqüência de todas estas ações anteriores. O mundo só será livre de atos terroristas quando todas as nações forem reconhecidas como legítimas, sem preconceitos e sem esquecer da história.
Para todas as vítimas das tragédias movidas pela bestialidade de um país que quer se sobrepor sobre os outros eu coloco aqui a poesia do meu amigo Carlinhos Guarnieri. Ele é poeta e redutor de danos em Porto Alegre, faz um trabalho muito legal enquanto redutor e tem poesias ótimas.

Cartola
Carlinhos Guarnieri

Por mais que a ONU se puxe
Não segura a onda do Bush
Que invade qualquer praia.
Não adianta manifesto,
O resto do mundo é o resto
E a terra é sua cobaia.

Enquanto o planeta esperneia
Ele põe fogo na aldeia
Com sua cavalaria.
Esse tal de cowboy George
Só quer encher seu alforge
Se der espaço, se arria.

Com a mesma naturalidade
Que a Malú
Dá pro Tony Belotto,
Ele, na maldade
Limpa o cu
Com o tratado de Kioto.

E o mundo degringola,
Mas ele não dá bola:
Seu Tio Sam é cartola.

Ubiratan Guimarães - O comandante do massacre do Carandirú foi assassinado

O Deputado Estadual pelo PTB Ubiratan Guimarães conhecido mundialmente por ter sido o comandante do massacre que resultou em 111 mortos no presídio do Carandirú foi encontrado morto em seu apartamento ontem à noite com um tiro no abdômen. Ele concorria a reeleição em São Paulo. De acordo com a polícia não havia sinais de luta o que reforça a hipótese de que o homicida seja alguém próximo. Também conforme a polícia a última pessoa vista sair do apartamento de Guimarães foi a namorada Carla.
No caso Carandirú o policial foi condenado inicialmente a 632 anos de prisão, mas no ano passado, após recorrer o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu o coronel sob o argumento de que ele estava no "estrito cumprimento do dever" ao dar a ordem de invasão. Portanto várias poderiam ser as otivações para o crime, já que o Coronel Guimarães durante sua escalada na polícia sempre trabalhou com equipes de rua.

sexta-feira, setembro 08, 2006

"Quem é esta mulher?"

Algumas pessoas são tão especiais que suas simples existências transforma as coisas a sua volta. Um movimento mínimo que façam fazem uma onda que se propaga por todo o mundo. Zuzu Angel quis apenas mudar sua vida, na sua labuta diária ela talvez não tenha tido consciência, mas foi com esta intenção “egoísta” de mudar sua vida que ela ensinou ao filho Stuart a ter coragem e amor suficiente para lutar e querer mudar o mundo. Depois, numa luta, talvez também “egoísta”, numa luta contra a injustiça e a forma arbitrária como seu filho foi preso, torturado e morto ela mostrou ao mundo quão injusto era o sistema de governo no Brasil. Sua luta para velar e enterrar o filho assassinado acabou com sua morte que não foi explicada até hoje. Esta mulher, que o Chico Buarque pergunta tão poeticamente “quem é?”, denunciou ao mundo o que ocorria aqui.
E quantas famílias vendo aquela lutadora solitária não choraram também seus mortos? Quanta e quantas mães, pais, irmãs, mulheres e filhos não tiveram sua esperança de justiça ao ver Zuzu levantar sua voz e direcionar suas agulhas contra a injustiça que tantos estavam sofrendo?

É inconcebível que as pessoas não se revoltem ao saber das atrocidades que ocorriam nas prisões militares. Os desaparecidos políticos, os mortos não podem ser esquecidos para que nunca mais algo se quer parecido volte a ocorrer. O pior é que pessoas despreparadas e corruptas estão nas mais altas esferas do poder e isso faz com que coisas como esta seja uma ameaça. O coronelismo existe em alguns lugares do nosso Brasil até hoje, tanto que uma juíza, mesmo sem ter este poder censurou um jornal em Goiás e apreendeu os exemplares do mesmo. A dita cuja, Juíza ELEITORAL de Goiás, senhoura Elizabeth Maria de Silva tomou tão decisão deferindo a ação movida pelo candidato ao senado Marconi Perillo do PSDB/GO.
É por isso que a HISTÓRIA é tão importante. Não podemos esquecer!

PS.: Assistam ao filme e leiam, leiam muito a respeito da nossa história.

A estupidez humana - parte I

Eu fiquei chocada quando a Ana Paula Penkala escreveu sobre o estupro de uma menina de oito anos por seus colegas de escola nos Estados Unidos. Agora, alguns meses depois eu leio outra notícia tão apavorante quanto a outra, a menina desta vez é alguns anos mais velha, tem 11 anos, mas não deixa de ser uma criança. E foi estuprada por 20 garotos mais ou menos da mesma idade no porão da casa de uma "amiga" em Milwaukee. Os mentores do crime são um casal de adolescentes de 15 e 16 anos e um homem de 40 anos.
Como diriam por aqui, no Sul, "me caíram os butiá dos bolsos". Não tenho nem comentário!

segunda-feira, setembro 04, 2006

Consumo consciente pode ajudar a reverter riscos ecológicos


Nas décadas de 80 e 90 as crianças recebiam na aula de ciências uma explicação aterrorizante. Era durante o estudo dessa disciplina que os professores falavam do perigo que representava a fumaça que era descarregada pelos canos dos carros, as queimadas feitas pelos agricultores para limpar suas lavouras e preparar o solo para o novo plantio, o desmatamento das florestas e das áreas verdes, o uso de spray com aerossol entre outros fatores que causavam a destruição da camada de ozônio. Até a fumaça de um fósforo contribui para a destruição da terra. A poluição provocada pelas atividades comuns do dia a dia, que pareciam acertadas, na verdade ficavam na atmosfera terrestre provocando o aquecimento do globo e aumentando o buraco na camada de ozônio, responsável pela nossa proteção contra os raios ultravioleta. Além de amedrontados com a possibilidade de ficar “torradinhos” com os raios do sol ainda existia a terrível ameaça de ver os continentes inundados ou sumir com as águas das geleiras que estavam derretendo com o aquecimento da terra provocado pelo efeito estufa. Os alunos ouviam petrificados que todas aquelas ações corriqueiras do cotidiano representavam um grande perigo para a humanidade.
Surgia ai a necessidade de uma reeducação da população mundial em relação ao meio ambiente. Depois de algum tempo as questões ambientais continuam fazendo parte do currículo das disciplinas de ciências e biologia. Mesmo com as indústrias deixando de produzir spray com aerossol e dando mais atenção a finalidade dada aos resíduos químicos, os agricultores trabalhando suas lavouras sem queimadas - que além de prejudicar o solo também provocam a poluição atmosférica - as empresas, através da responsabilidade social, tenham passado a cuidar do ambiente a poluição continuou representando um perigo para a humanidade, mas sem ser o foco principal. Isso porque de outro lado, várias opções de praticidade da vida moderna apresentadas por alguns seguimentos continuam provocando problemas à natureza. Um exemplo é o das garrafas pet, que substituíram as garrafas retornáveis feitas de vidro e que agora superlotam os lixões, apesar da reciclagem.
Todos estes fatores influenciam no meio ambiente, embora os efeitos devastadores não sejam vistos de forma imediata. Eles vão se acumulando sendo percebidos através das alterações climáticas e fenômenos como El Ñino e La Ñina. O perigo do degelo das calotas polares apresentado nas aulas de ciências ainda é real.
Segundo o pesquisador titular do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), doutor pelo Instituto Técnico de Massachusetts, Carlos Nobre existem ações na tentativa de minorar os problemas ecológicos em todas as esferas, mas a ação em última instância é individual. “No caso do indivíduo é o consumo e isso significa consumir coisas renováveis. Atitude consciente” destaca.
O INPE realiza, através de satélites, o monitoramento do nível do mar. Nobre explica que o mar vem subindo cerca de dois a três milímetros por ano. “É um crescimento pequeno, são milímetros, mas com a continuidade do aquecimento global pode ser que se acelere”, explica. Ele também ressalta que o nível dos oceanos está subindo devido à perda de massa das geleiras da Groenlândia e Antártida Ocidental e pela expansão térmica do oceano. “Esse aumento é lento, mas não é pequeno, são entre 25 e 80 cm até o final do século”, acrescenta.
Com este possível crescimento do nível do oceano as zonas costeiras serão modificadas. Para evitar o alagamento de ilhas oceânicas e cidades é necessário um planejamento. Conforme Nobre, países como a Holanda já estão pensando em readaptar seus diques para proteger suas cidades. “No Brasil a preocupação é pequena, ainda não há um planejamento de longo prazo de como agir”.
Ele fala que a probabilidade de acontecer um súbito degelo das calotas é pequena. “Porém, hoje, com o avanço do conhecimento científico não se deve desprezar esta probabilidade”, alerta. Nobre explica que uma aceleração no derretimento das geleiras representaria um aumento grande que passaria o crescimento do nível do mar de centímetros para metros, não havendo tempo nem obras de engenharia que possam impedir a invasão da água.
Contudo de a conscientização estar aumentando ainda não estão diminuindo os resultados negativos que anos de descuido com a natureza causaram e a única chance de reverter estes efeitos é a conscientização da população. O pesquisador explica que é necessário todo um trabalho de reeducação para evitar o desperdício de energia, estimular o consumo consciente e a utilização de combustíveis renováveis, como o Etanol. “Não é fácil mudar a cultura, principalmente no nosso país, onde a classe média utiliza muita energia. Para melhorar o padrão de vida das famílias é preciso aumentar o consumo” argumenta. É necessário buscar o equilíbrio visando à economia técnica e promovendo o consumo renovável.

Alterações climáticas
Embora existam movimentos em defesa do meio ambiente, que atuam através de grupos e Ongs alguns problemas provocados pelo descaso com a natureza já podem ser sentidos. Entre as dificuldades que se pode observar atualmente são as mudanças climáticas. O doutor Carlos Nobre explica que o clima vai ficar bem variável. Segundo ele os extremos climáticos, com longas secas ou longos períodos de chuva, vão acontecer mais freqüentemente. O pesquisador destaca ainda que existem estudos de que já estão acontecendo estas alterações.